Galáxia Anã do Cão Maior

Galáxia Anã do Cão MaiorA Galáxia Anã do Cão Maior é uma pequena galáxia que se encontra na direção da constelação do Cão Maior. Esta é uma galáxia com forma irregular (ainda que aproximadamente elíptica) e é também a galáxia vizinha da Via Láctea mais próxima de nós.

A Galáxia Anã do Cão Maior situa-se a aproximadamente 25.000 anos-luz de nós e a 42.000 anos-luz do centro da Via Láctea.

Apesar da sua proximidade, esta galáxia foi descoberta apenas em 2003 através de observações realizadas na faixa do infravermelho. A descoberta desta galáxia foi relativamente recente, dado que esta situa-se por detrás do disco da Via Láctea e assim não foi viável a sua deteção na faixa da luz visível. Através de observações realizadas no comprimento de onda do infravermelho, os astrónomos conseguiram observar estrelas gigantes vermelhas, relativamente frias e que “brilhavam” intensamente nesse comprimento de onda. Esta observação levou à descoberta da Galáxia Anã do Cão Maior.

Esta galáxia veio “destronar” a Galáxia Anã Elíptica de Sagitário, como a galáxia conhecida mais próxima da nossa Via Láctea.

A Galáxia Anã do Cão Maior possui cerca de mil milhões de estrelas, e está a sofrer forte influência por parte da força de gravidade da Via Láctea. Com isso, foi criado um longo filamento de estrelas ao redor da Via Láctea, formando uma estrutura em forma de anel. A força da gravidade da nossa galáxia vai como que “desmembrando” a Galáxia Anã do Cão Maior.

Share Button
Galáxia Anã do Cão Maior
4.8 (96%) 10 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.