Galáxia Anã Elíptica de Sagitário

Via Láctea e Galáxia Anã Elíptica de SagitárioA Galáxia Anã Elíptica de Sagitário, por vezes designada por SagDEG (Sagittarius Dwarf Elliptical Galaxy, em inglês) é uma galáxia satélite da nossa Via Láctea. Esta galáxia situa-se na direção da constelação de Sagitário.

A Galáxia Anã Elíptica de Sagitário situa-se a cerca de 50.000 anos-luz de nós, e a cerca de 70.000 anos-luz do centro da Via Láctea, deslocando-se ao redor da nossa galáxia num órbita polar. Esta galáxia satélite da Via Láctea possui aproximadamente 10.000 anos-luz de diâmetro.

Acredita-se que nos próximos 100 milhões de anos, a SagDEC vai atravessar o disco galáctico da Via Láctea e depois acabará por ser absorvida pela nossa galáxia.

Apesar de se situar relativamente próxima de nós, a Galáxia Anã Elíptica de Sagitário foi descoberta apenas em 1994, pois é bastante difícil de ser observada. Quando foi descoberta, esta passou a ser a galáxia conhecida mais próxima da Via Láctea. Este “estatuto” foi perdido em 2003 com a descoberta da Galáxia Anã do Cão Maior.

É importante referir que esta galáxia não deve de ser confundida com a Galáxia Anã Irregular de Sagitário, que se situa a cerca de 3,4 milhões de anos-luz de nós.

Share Button
Galáxia Anã Elíptica de Sagitário
5 (100%) 1 vote
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.