Galáxia do Redemoinho – M51

Galáxia do Redomoinho - M51A Galáxia do Redemoinho, (ou Galáxia do Rodamoinho), é também conhecida pela designação M51 ou NGC 5194. Trata-se de uma galáxia espiral situada a aproximadamente 30 milhões de anos-luz de nós. A galáxia do Redemoinho pode ser observada na direção da constelação Cães de Caça (Canes Venatici).

 A galáxia do Redemoinho foi descoberta em 13 de Outubro de 1773, pelo astrónomo francês Charles Messier, que descreveu este objeto como uma nebulosa ténue. Na época, a existência das galáxias ainda não era conhecida como tal. Este objeto celeste entrou para o catálogo de Messier com a designação de M51.

Esta galáxia apresenta uma magnitude aparente de +8,4, pelo que pode ser observada através de um telescópio amador.

O diâmetro da galáxia do Redemoinho situa-se na ordem dos 60 milhões de anos-luz.

Esta galáxia possui uma galáxia satélite, a NGC 5195 (também conhecida por M51B, por ser distinta da galáxia principal por vezes designada por M51A). A NGC 5195 também pode ser observada através de um telescópio amador.

A galáxia do Redemoinho faz parte de um pequeno grupo de galáxias chamada de Grupo M51, sendo esta a galáxia mais brilhante do grupo e que acaba por lhe dar o nome, lembrando que a galáxia do Redemoinho também é conhecida como M51. No Grupo M51 fazem parte também outros elementos interessantes, como é o caso do M63, a galáxia do Girassol.

M51 e NGC 5194

M51 e a sua companheira NGC 5194.

Share Button
Galáxia do Redemoinho – M51
5 (100%) 9 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.