Galáxia do Triângulo – M33

Galáxia do TriânguloGaláxia do Triângulo, também conhecida como M33 (Messier 33) ou NGC 598, é um elemento pertencente ao Grupo Local. A galáxia do Triângulo situa-se a aproximadamente 3 milhões de anos-luz de nós, e pode ser observada na constelação do Triângulo, uma constelação do hemisfério celestial norte.

A galáxia do Triângulo é o terceiro maior elemento do Grupo Local, sendo este um aglomerado de galáxias do qual as duas maiores são a galáxia de Andrómeda (M31) e a Via Láctea. Porém, a galáxia do Triângulo (M33) é significativamente mais pequena que estas duas.

A M33 é uma galáxia espiral com cerca de 50.000 anos-luz de diâmetro. Não se conhece ao certo o número de estrelas que fazem parte desta galáxia, porém estima-se que poderá ser um número na ordem das 40 mil milhões de estrelas. Em termos de comparação, a Via Láctea deverá de ter entre 200 a 400 mil milhões de estrelas, enquanto que a galáxia de Andrómeda deverá de ter por volta de 1 milhão de milhões de estrelas.

É possível que a galáxia anã Pisces (uma das mais pequenas do Grupo Local), seja satélite da galáxia do Triângulo. Por sua vez, é possível que a galáxia do Triângulo esteja gravitacionalmente ligada à galáxia de Andrómeda.

Pensa-se que a galáxia do Triângulo foi descoberta pelo astrónomo italiano Giovanni Battista Hodierna, algures antes do ano de 1654. Mais tarde, em 1764, o astrónomo Charles Messier incluiu este objeto celeste no seu catálogo, o famoso Catálogo de Messier, ficando assim catalogado com o nome de M33.

A M33 apresenta uma magnitude aparente de +5,72, ou seja, está no limite daquilo que pode ser observado a olho nu. Só em condições muito excecionais, de céu limpo, escuro, longe da poluição luminosa das cidades, é que tal objeto poderá ser observado sem o recurso a instrumentos de observação.

Galáxia do Triângulo - M33

M33: a Galáxia do Triângulo.

Share Button
Galáxia do Triângulo – M33
4.5 (90%) 10 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.