Galáxia do Olho Negro – M64

Galáxia do Olho Negro - M64A Galáxia do Olho Negro ou Galáxia da Bela Adormecida, é também conhecida pela designação M64 e também por NGC 4826. Trata-se de uma galáxia espiral situada a cerca de 17 milhões de anos-luz de distância, porém sua distância não é conhecida com total rigor. A galáxia do Olho Negro pode ser observada na direção da constelação da Cabeleira de Berenice (Coma Berenices).

Esta galáxia foi descoberta no dia 23 de Março de 1779 pelos astrónomo inglês Edward Pigott e, alguns dias depois e de forma independente, pelo astrónomo alemão Johann Bode. No ano seguinte o astrónomo francês Charles Messier incluiu este objeto celeste no seu famoso catálogo que leva o seu nome, ficando assim com a designação de Messier 64 (abreviadamente M64).

Uma característica notável nesta galáxia é a presença de uma banda mais exterior que é muito escura, sendo o seu centro bastante brilhante. Este aspecto acaba por justificar o nome que lhe é atribuído: galáxia do Olho Negro.

Porém, talvez a mais notável característica da galáxia do Olho Negro, tem a ver com o gás exterior mover-se ao redor da galáxia no sentido contrário ao movimento das estrelas e do gás mais central da galáxia. Ou seja, as estrelas e o gás mais central orbitam num sentido, e o gás mais exterior orbita no sentido oposto. Segundo se crê, tal característica pode ser o resultado da colisão de duas galáxias (uma grande e outra pequena) que acabaria por resultar na galáxia do Olho Negro.

M64 - Galáxia do Olho Negro

Foto da Galáxia do Olho Negro, obtida pelo telescópio Espacial Hubble.

Share Button
Galáxia do Olho Negro – M64
4.73 (94.55%) 11 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.