Galáxia do Sombrero – M104

Galáxia do SombreroGaláxia do Sombrero (ou Galáxia do Sombreiro) é também conhecida por M104 ou NGC 4594. Trata-se de uma galáxia espiral situada a uma distância na ordem dos 30 milhões de anos-luz de nós, podendo ser observada na constelação de Virgem. Sua magnitude aparente é de cerca de +9,0 fazendo com que seja visível através de um telescópio amador.

A galáxia do Sombrero foi descoberta em 1781 pelo astrónomo francês Pierre Méchain. O nome desta galáxia vem da sua forma peculiar que faz lembrar um chapéu mexicano.

A galáxia do Sombrero tem um diâmetro aproximado de 50.000 anos-luz. Esta é uma galáxia relativamente brilhante (especialmente o seu núcleo), possuindo à sua volta um disco achatado de material escuro. A M104, outro nome dado a este objeto celeste, possui em seu centro um buraco negro muito massivo. Uma outra característica da M104 é a existência de um bulbo central de grandes dimensões.

A galáxia do Sombrero é bastante rica em termos de aglomerados globulares. Estima-se que esta galáxia possua cerca de 2.000 aglomerados globulares.

A galáxia do Sombrero é um objeto celeste muito “fotogénico”, como podemos verificar através da bela imagem que se segue.

Galáxia do Sombrero - M104

Galáxia do Sombrero, também conhecida como M104.

Share Button
Galáxia do Sombrero – M104
4.38 (87.5%) 8 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.