Giovanni Cassini – Biografia – Vida e Obra

Giovanni CassiniGiovanni Cassini foi um notável astrónomo e matemático italiano (mais tarde naturalizado francês) nascido em 1625 e que acabaria por dar um contributo bastante significativo para o desenvolvimento da astronomia no seu tempo.

Giovanni Cassini nasceu no dia 8 de Junho de 1625 em Perinaldo, Génova, atualmente Itália. Seu pai chamava-se Jacopo Cassini e sua mãe Giulia Crovesi.

Em 1648, Giovanni Cassini começou a trabalhar no Observatório de Panzano onde ficaria até 1669. Em 1650 tornou-se professor de astronomia na Universidade de Bolonha.

Em 1669 mudou-se para França a convite do rei Luís XIV, e aí tornou-se membro da Academia de Ciências de Paris. Em 1671 foi nomeado diretor do Observatório Astronómico de Paris, e ficou nessa função até à sua morte.

O astrónomo Giovanni Cassini descobriu 4 satélites do planeta Saturno: Jápeto (1671), Reia (1672), Tétis (1684) e Dione (1684).

Em relação ao planeta Saturno, em 1675 Cassini observou que os seus anéis não possuíam uma superfície contínua, mas tinham uma região vazia que assim dividia os anéis A e B. Essa divisão nos anéis de Saturno ficou conhecida como a divisão de Cassini.

A descoberta da Grande Mancha Vermelha de Júpiter é geralmente atribuída a este astrónomo, descoberta que teria sido feita em 1665. Porém, esta descoberta também é muitas vezes atribuída a Robert Hooke em 1664.

Giovanni Cassini determinou o tempo de rotação do planeta Marte e do planeta Júpiter, e distância entre a Terra e Marte.

Foram muitas as descobertas realizadas por este astrónomo, das quais apresentamos neste artigo algumas delas. Em sua homenagem foi atribuído o seu nome a uma sonda espacial enviada ao planeta Saturno: a sonda Cassini, da missão espacial não tripulada de nome Cassini-Huygens.

O astrónomo Giovanni Cassini acabaria por cegar em 1710.

Cassini acabaria por falecer no dia 14 de Setembro de 1714, em Paris.

Share Button
Giovanni Cassini – Biografia – Vida e Obra
5 (100%) 1 vote
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.