Gran Telescopio Canarias

Gran Telescopio Canarias - Credito: PachangoGran Telescopio Canarias, também conhecido como GTC ou GranTeCan, é o maior telescópio óptico do mundo e foi construído pela Espanha. Instalado num sítio astronómico chamado de Observatório do Roque de los Muchachos, na Ilha de La Palma, pertencente ao arquipélago das Ilhas Canárias, este telescópio tem 10,4 metros de abertura e situa-se a uma altitude de 2.274 metros, num local privilegiado em questão de condições atmosféricas.

Se tivermos em conta o diâmetro da abertura (objetiva), podemos afirmar que o Gran Telescopio Canarias é o maior telescópio do mundo, ligeiramente maior que os telescópios Keck 1 e Keck 2 instalados no Hawai, com abertura de 10 metros cada um. O espelho principal do Gran Telescopio Canarias com 10,4 metros de diâmetro é na realidade constituído por um grupo de 36 espelhos hexagonais.

O Gran Telescopio Canarias fez suas primeiras observações em 13 de Julho de 2007, numa altura em que o espelho principal tinha ainda apenas 12 espelhos hexagonais. Este telescópio foi inaugurado oficialmente em 24 de Julho de 2009 com a presença do Rei de Espanha. O custo de construção deste grande telescópio ascendeu a 130 milhões de euros, financiado a 90% pela Espanha, 5% pela Universidade da Florida e 5% pela Universidade do México.

A grande dimensão da abertura telescópio permite observar objetos celestes muito longínquos, nomeadamente galáxias a vários milhares de milhões de anos-luz de nós, incluindo as mais distantes que podem ser observadas.

Para visitar o site deste telescópio e ficar a saber mais sobre este instrumento de observação, clique aqui.

Share Button
Gran Telescopio Canarias
5 (100%) 1 vote
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.