Grupo Local de Galáxias

Galáxia Sextans A - elemento do Grupo LocalO Grupo Local de Galáxias é o grupo do qual faz parte a nossa galáxia, a Via Láctea. O Grupo Local é constituído por várias dezenas de galáxias, sendo a maioria galáxias anãs. Os elementos do Grupo Local são galáxias de vários tipos, tais como espirais, elípticas, esferoidais e irregulares.

Geralmente as galáxias fazem parte de grupos ou aglomerados de galáxias ligadas gravitacionalmente entre si. Existem galáxias “isoladas”, mas é bastante frequente as galáxias formarem grupos ou aglomerados. É o caso da Via Láctea que assim forma o chamado Grupo Local juntamente com outras dezenas de galáxias.

O Grupo Local tem cerca de 10 milhões de anos-luz de diâmetro. As maiores galáxias do Grupo Local são a Galáxia de Andrómeda (também conhecida como M31) e a Via Láctea. As outras galáxias são significativamente menores. Ao redor da Galáxia de Andrómeda e da Via Láctea orbitam um número significativo de galáxias satélites.

Ao redor da Galáxia de Andrómeda orbitam, por exemplo, as galáxias satélites M32 e M110, entre outras. Ao redor da Via Láctea, também orbitam várias galáxias satélites, entre elas podemos destacar a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães. Todos estes elementos pertencem ao Grupo Local.

Do Grupo Local também fazem parte outros elementos, tal como a Galáxia do Triângulo (também conhecida como M33), que é a terceira maior galáxia do Grupo Local.

Por sua vez os grupos e aglomerados de galáxias formam superaglomerados de galáxias. O Grupo Local faz parte do chamado Superaglomerado de Virgem ou Superaglomerado Local.

Share Button
Grupo Local de Galáxias
4.8 (96%) 10 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.