Haumea – Planeta Anão

Haumea e dois satélites. Crédito: CalTechHaumea, inicialmente conhecido como 2003 EL61, um planeta anão que orbita na longínqua região do Sistema Solar chamada de Cintura de Kuiper. Este planeta anão órbita para lá da órbita do planeta Neptuno, sendo assim chamado de objeto transneptuniano.

A descoberta de Haumea ficou envolvida em polémica, pois duas equipas independentes reclamaram o crédito da descoberta deste objeto transneptuniano. A equipa de Mike Brown do Caltech descobriu Haumea em Dezembro de 2004, e em Julho de 2005 publicou online um resumo da sua descoberta que haveria de ser anunciada em Setembro de 2005. Porém, uma equipa liderada por J. L. Ortiz anunciou a descoberta deste objeto celeste poucos dias depois da publicação do resumo de Mike Brown, fazendo supostamente uso de imagens de 2003. Ainda que Mike Brown inicialmente tenha felicitado Ortiz pela descoberta, depois veio a levantar a suspeita de fraude por parte da equipa de Ortiz. Estava assim instalada a polémica sobre a descoberta desse objeto celeste.

Haumea, para além de ser um planeta anão, é também classificado como plutoide. Um plutoide é um planeta anão cuja órbita está para lá da órbita do planeta Neptuno.

Haumea é um planeta anão com forma alongada, com diâmetro aproximado de 1960 × 1518 × 996 km.

Haumea demora um pouco mais de 283 anos a completar uma volta ao Sol. O periélio (ponto mais próximo do Sol) de Haumea é de aproximadamente 35 UA, enquanto que o seu afélio (ponto mais distante do Sol) é de cerca de 51,5 UA. Tendo em conta o seu tamanho, a velocidade de rotação deste planeta anão é bastante rápida, dado que Haumea demora menos de 4 horas a completar uma volta sobre si próprio.

O planeta anão Haumea possui atualmente 2 satélites (luas) naturais conhecidos: Hi’iaka e Namaka.

Hi’iaka, a maior lua de Haumea, tem aproximadamente 310 km de diâmetro e orbita a quase 50.000 km do planeta anão Haumea; Namaka tem aproximadamente 170 km de diâmetro e orbita a quase 40.000 km de Haumea.

Share Button
Haumea – Planeta Anão
4.6 (91.11%) 9 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.