Híades – Constelação do Touro

Híades - Copyright 2012 Jerry LodrigussHíades é o enxame estelar aberto (ou aglomerado estelar aberto) mais próximo do Sistema Solar. As estrelas mais brilhantes deste enxame aberto podem ser vistas a olho nu na constelação do Touro.

O enxame aberto Híades situa-se a aproximadamente 150 anos-luz de nós. Sua localização no céu pode ser facilmente identificada tendo como referência a conhecida estrela Aldebaran, pois esta estrela se sobrepõe ao aglomerado aberto Híades. De salientar que a estrela Aldebaran não faz parte deste aglomerado, sendo que aparece no céu sobreposta ao aglomerado apenas como fruto da prespetiva quanto observada a partir da Terra. Na realidade Aldebaran está a cerca de metade da distância das Híades.

As estrelas que fazem parte das Híades possuem uma origem comum, a mesma idade (estimativa de 625 milhões de anos), e composição química semelhante.

O enxame aberto Híades possui um núcleo com cerca de 15 anos-luz de diâmetro, onde se concentra uma boa parte das estrelas do aglomerado. O número total de estrelas do aglomerado ascende a várias centenas, que se estendem por algumas dezenas de anos-luz. Um número significativo de estrelas que estão na periferia do aglomerado parecem estar a desligar-se do grupo, situação comum nos aglomerados abertos. A força de gravidade do grupo não é suficientemente forte para o manter coeso.

Share Button
Híades – Constelação do Touro
4.6 (92%) 5 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.