Hiperião – Satélite de Saturno

Hiperião - Satélite de SaturnoHiperião (também conhecido como Hipérion) é um satélite natural (lua) do planeta Saturno. Hiperião foi descoberto em 1848 pelos astrónomos William Cranch Bond, George Phillips Bond e William Lassell. Mais recentemente, com as passagens de sondas espaciais pelas suas proximidades, ficámos a conhecer muito mais sobre este satélite de Saturno.

Hiperião tem uma forma bastante irregular, está longe de ser um corpo esférico. Seu diâmetro é de aproximadamente 410 x 260 x 220 km. É possível que Hiperião seja o que resta de uma outra lua maior que foi destruída por um grande impacto.

A distância média de Hiperião em relação ao planeta Saturno é de cerca de 1.481.000 km.

A órbita de Hiperião em volta de Saturno tem uma excentricidade elevada, que corresponde a 0,232. A “excentricidade orbital” refere-se ao afastamento de uma órbita em relação a uma órbita perfeitamente circular. O valor da excentricidade pode variar entre 0 e 1, sendo que se o valor for 0 (zero) trata-se de uma trajetória circular, se for superior a 0 e inferior a 1 trata-se de uma trajetória elíptica, se for 1 trata-se de uma trajetória parabólica.

A superfície desta lua de Saturno apresenta um grande número de crateras. Hiperião possui uma densidade relativamente baixa, indiciando que sua composição é constituída essencialmente por gelo de água com uma pequena quantidade de rocha.

Dadas as suas peculiares características físicas, este satélite de Saturno apresenta uma forma que faz lembrar uma esponja ou então um ninho de vespas.

 A rotação de Hiperião é irregular e caótica, afetada pela força da gravidade de Titã, o maior satélite do planeta Saturno.

Hiperião - Satélite de Saturno

Foto de Hiperião obtida pela sonda espacial Cassini.

Share Button
Hiperião – Satélite de Saturno
5 (100%) 5 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.