Isaac Newton – Biografia – Vida e Obra

Isaac Newton - RetratoIsaac Newton, famoso astrónomo, físico e matemático inglês, um dos nomes mais importantes da História da ciência. Segue-se uma pequena biografia, resumida, onde são apresentados alguns dos principais aspetos da sua vida e obra. As suas descobertas no campo da astronomia, da física, da matemática e da ótica foram verdadeiramente notáveis.

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth, Lincolnshire, no dia 4 de janeiro de 1643 pelo calendário gregoriano (aquele que utilizamos atualmente), que corresponde a 25 de dezembro de 1642 no calendário juliano, é considerado um dos cientistas mais importantes da História.

O pai de Isaac Newton (que também se chamava Isaac Newton) faleceu antes do filho ter nascido. Sua mãe, Hanna Ayscough Newton, mais tarde voltou a casar, e Isaac Newton ficou à guarda de seus avós. Possivelmente a infância de Newton foi triste e solitária, contribuindo para a sua personalidade fechada e conflituosa.

Isaac Newton estudou no Trinity College de Cambridge, onde em 1665 obteve a sua graduação. Aí teve contacto com obras de diversos autores que o haveriam de o influenciar, tais como Euclides, Descartes, Johannes Kepler, Galileu Galilei, entre outros.

Pouco tempo depois, o Trinity College fechou devido à peste negra que assolou a Inglaterra. Newton foi então para a sua terra natal onde passou pelo seu período mais produtivo em termos de descobertas: o teorema binominal, o cálculo, a lei da gravitação universal, a natureza das cores. É deste periodo que vem a história, provavelmente falsa, da queda de uma maçã sobre a cabeça de Newton, que o teria feito refletir sobre o ocorrido levando-o a formular a lei da gravitação.

Em 1667 regressa para o Trinity College de Cambridge, onde viria tornar-se professor de matemática em 1669.

Telescópio de Newton - Réplica

Réplica do telescópio refletor de Newton

Em 1668 Newton inventou o telescópio refletor. Até aquela data, todos os telescópios eram refratores (parte ótica constituída unicamente por lentes). Newton cria o seu próprio telescópio em que a objetiva é um espelho e não uma lente, resolvendo assim o problema da aberração cromática que é característica dos telescópios refratores (lunetas). Este tipo de telescópio ficou conhecido como telescópio newtoniano.

Em 1687 Newton escreveu uma das obras mais importantes da História da ciência. Trata-se do “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” (Princípios Matemáticos de Filosofia Natural), em três volumes. Esta obra contém a fundamentação da mecânica clássica, a famosa lei da gravitação universal, as três leis de Newton, entre outros. A lei da gravitação universal é atualmente utilizada como base para se lançar satélites e sondas para o espaço. As três leis de Newton referem-se ao movimento dos corpos e a relação entre o movimento e as forças aplicadas aos corpos.

A contribuição de Isaac Newton para a ciência foi verdadeiramente notável. Deixou uma extensa obra tanto no campo da astronomia, da física, da matemática e da ótica. Deu assim continuidade ao trabalho de outros grandes cientistas, tais como Galileu Galei. Reconhecendo isso, ele disse: “Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.

Durante sua vida, Isaac Newton fez ainda parte do parlamento britânico, teve cargos na Casa da Moeda britânica e foi presidente da Royal Society.

Isaac Newton faleceu em 20 de março de 1727 (no calendário juliano).

Share Button
Isaac Newton – Biografia – Vida e Obra 4.57/5 (91.43%) 14 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.