Íxion – Candidato a Planeta Anão

ÍxionÍxion, também designado por 28978 Íxion, é um corpo do Sistema Solar que está localizado na Cintura de Kuiper, sendo portanto um objeto transneptuniano. É possível que, dadas as suas características, Íxion seja um planeta anão.

Íxion foi descoberto em 22 de Maio de 2001 a partir do Observatório de Cerro Tololo, no Chile.

A distância de Íxion ao Sol varia de aproximadamente 30,1 UA (no periélio) a 49,27 UA (no afélio), possuindo portanto uma órbita com grande excentricidade.

Não conhecemos com total rigor o tamanho de Íxion, mas estima-se que este objeto do Sistema Solar possua por volta de 650 km de diâmetro.

Íxion é um plutino, quer isto dizer que é um objeto da Cintura de Kuiper que está em ressonância orbital de 2:3 com o planeta Neptuno: por cada duas voltas de Íxion ao Sol, o planeta Neptuno realiza três voltas. O nome plutino vem de Plutão, pois este foi o primeiro objeto da Cintura de Kuiper em que foi detetada essa ressonância com Neptuno. Já foram descobertos diversos objetos da Cintura de Kuiper que também são plutinos.

Íxion demora aproximadamente 247,5 anos terrestres a completar uma volta ao redor do Sol. Porém ainda não sabemos o tempo que Íxion demora a completar uma volta sobre si próprio.

Share Button
Íxion – Candidato a Planeta Anão
4.2 (84%) 5 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.