Johannes Kepler – Biografia – Vida e Obra

Johannes KeplerJohannes Kepler, famoso astrónomo e matemático alemão que viveu entre os séculos XVI e XVII. Foi uma figura importante no desenvolvimento da ciência, nomeadamente no campo da astronomia. Defensor do heliocentrismo, também ficou conhecido pelas suas 3 leis do movimento planetário, conhecidas como as Leis de Kepler.

Johannes Kepler nasceu em Weil der Stadt, Alemanha, no dia 27 de Dezembro de 1571.

Desde muito cedo, Kepler teve contato com a astronomia. Em 1577, com 6 anos de idade, ele teve oportunidade de ver um grande cometa que surgiu no céu naquele ano. Em 1580 ele observou um eclipse total da Lua.

Em 1589 ingressou na Universidade de Tübingen, onde aí aderiu à teoria do heliocentrismo, já anteriormente defendida pelo astrónomo polaco Nicolau Copérnico. O sistema heliocêntrico é aquele em que o Sol é o centro do Sistema Solar, em volta do Sol orbitam os planetas incluindo a Terra. O sistema aceite na época era o sistema geocêntrico, que é o sistema que coloca a Terra no centro, à volta da qual orbitam o Sol, a Lua e os planetas.

Em 1594 torna-se professor na Universidade de Graz, Austria.

Em 1600 Johannes Kepler encontra-se com Tycho Brahe, famoso astrónomo dinamarquês. Kepler acabaria depois por se tornar assistente de Tycho Brahe. O astrónomo dinamarquês acabaria por falecer em 1601, e Johannes Kepler substitui-o como matemático imperial e astrónomo da Corte do Imperador Rodolfo II. Assim Kepler ficou com o trabalho deixado por Tycho Brahe e pode trabalhar com base nas observações de Tycho.

Foram muito importantes as contribuições que Kepler deu à ciência. Naquela época estava a ocorrer uma profunda mudança na forma de se fazer ciência. Antes de Kepler, Nicolau Copérnico colocou em causa o sistema geocêntrico então aceite pela generalidade das pessoas. Galileu Galilei, contemporâneo de Kepler e também defensor do heliocentrismo, utilizou o recém-inventado telescópio para a observação do céu, fazendo com este descobertas extraordinárias. Essa revolução científica continuou depois de Kepler e de Galileu, com um grande contributo de Isaac Newton.

Um dos contributos mais significativos de Kepler para a astronomia são as três leis do movimento planetário, chamadas de Leis de Kepler. Podemos apresentar essas leis da seguinte forma:

1ª Lei: Todos os planetas se movem em orbitas elípticas tendo o Sol como um dos focos.
2ª Lei: Uma linha unindo um planeta ao Sol varre áreas iguais em períodos de tempo iguais.
3ª Lei: O quadrado do período de qualquer planeta em torno do Sol é proporcional ao cubo da distância média entre o planeta e o Sol.

Johannes Kepler faleceu em Ratisbona a 15 de Novembro de 1630.

Share Button
Johannes Kepler – Biografia – Vida e Obra
3.9 (77.78%) 27 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.