Juno – Sonda espacial rumo a Júpiter

Juno - Sonda EspacialJuno, uma sonda espacial da NASA que tem como objetivo o estudo do planeta Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Se tudo correr como o previsto, a sonda Juno chegará a Júpiter em Julho de 2016.

A sonda espacial Juno foi lançada pela NASA a partir do Cabo Canaveral, Estados Unidos da América, em 5 de Agosto de 2011.

A sonda leva consigo diversos instrumentos que têm como objetivo dar a conhecer melhor o planeta Júpiter. Com esses instrumentos, Juno irá analisar diversos aspectos deste gigante do Sistema Solar. Juno vai obter informações de Júpiter através dos espectros de infravermelho, ultravioleta e microondas; vai também estudar a composição da atmosfera joviana, bem como o seu campo magnético e o seu campo gravítico, entre outros aspectos.

Quando chegar a Júpiter, Juno entrará em órbita polar, prevendo-se que venha a completar 37 órbitas ao redor do planeta durante cerca de 20 meses.

A sonda Juno foi projetada para funcionar movida a energia solar. Dada a distância de Júpiter em relação ao Sol, este planeta recebe 25 vezes menos luz solar que a Terra. Assim, a sonda necessita de uma grande área de superfície dos painéis solares para gerar a energia necessária ao seu bom funcionamento.

Juno e seus instrumentos

Os instrumentos de Juno. Clique para ampliar.

(Atualizado/Corrigido em 4 de Julho de 2016)

Share Button
Juno – Sonda espacial rumo a Júpiter
4.8 (96.67%) 6 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.