Meteoro de Chelyabinsk

Meteoro de ChelyabinskO dia 15 de fevereiro de 2013 ficará na memória de muita gente, principalmente para os habitantes de várias cidades da Rússia, na região dos Urais. Um meteoro explodiu na atmosfera acabando por despedaçar-se sobre a cidade de Chelyabinsk. Esta rara ocorrência acabou por fazer mais de 1000 feridos.

Por volta das 9H15 locais, na manhã do dia 15 de fevereiro de 2013, os habitantes da região dos Urais na Rússia, e também em algumas regiões do Cazaquistão, presenciaram o aparecimento de um meteoro com brilho muito intenso acompanhado por um som forte e por uma onde de choque resultante da explosão do meteoro na atmosfera terrestre. Os estilhaços de vidros de janelas partidas causadas pela onda de choque, causaram a maior parte dos mais de 1000 feridos.

No momento em que este artigo foi escrito, havia notícia de terem sido encontrados 3 locais de impacto causados pela desfragmentação do meteoro que entrou na atmosfera, 2 desses locais seriam próximos ao lago Chebarkul e outro nas proximidades da cidade de Zlatoust.

Neste mesmo dia o asteróide 2012 DA14 passaria, tal como previsto, a menos de 28.000 km da Terra, pelo que houve quem associasse o meteoro de Chelyabinsk a este asteróide. Porém tudo indica que não existe qualquer relação entre estas duas ocorrências.

O surgimento de meteoros é algo bastante normal e frequente. Todos os dias inúmeros meteoróides entram na atmosfera terrestre e algumas vezes conseguimos observar um traço luminoso a rasgar o céu noturno, aquilo a que chamamos de meteoro. Porém, meteoros desta dimensão são bastante raros ainda que ocasionalmente eles possam acontecer.

Share Button
Meteoro de Chelyabinsk
5 (100%) 3 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.