Mimas – Satélite de Saturno

MimasMimas é um satélite natural (lua) do planeta Saturno. Mimas foi descoberto em 1789 por William Herschel, o notável astrónomo que ficou mais conhecido por ter descoberto o planeta Úrano.

O diâmetro médio de Mimas é cerca de 396 km.

Mimas orbita a uma distância média de aproximadamente 185.520 km do planeta Saturno e demora 22 horas e 37 minutos a completar uma volta ao redor do planeta. Este é o mesmo tempo que Mimas demora a completar uma volta sobre si próprio, tratando-se portanto de uma rotação sincronizada. Este aspecto faz com que Mimas tenha sempre a mesma face voltada para o planeta Saturno.

A superfície de Mimas é dominada por inúmeras crateras, sendo a maior delas a cratera de impacto chamada de Herschel, em homenagem ao astrónomo que descobriu este satélite de Saturno. A cratera Herschel possui um diâmetro na ordem dos 130 km.

Mimas possui uma densidade baixa, aproximadamente 1,2 g/cm3, estimando-se que esta lua de Saturno seja constituída essencialmente por água gelada com uma pequena quantidade de rocha.

Mimas já foi observado através de várias sondas espaciais, nomeadamente a Voyager 1, a Voyager 2, e mais recentemente a sonda Cassini. Antes da passagem das sondas, este satélite de Saturno era pouco mais que um ponto visto através dos maiores telescópios da época, porém depois ficámos a conhecer muito mais sobre este corpo celeste.

Mimas - Satélite de Saturno

Foto de Mimas obtida pela sonda Cassini.

Share Button
Mimas – Satélite de Saturno
4.8 (96%) 5 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.