Missão da Sonda Cassini chega ao fim

CassiniDepois de mais de 13 anos a estudar o planeta Saturno e vários dos seus satélites naturais (luas), a missão da sonda Cassini chega agora ao fim. Se tudo acontecer como o previsto, no dia 15 de Setembro de 2017 a sonda Cassini será intencionalmente destruída entrando na atmosfera do planeta Saturno.

A sonda espacial Cassini-Huygens foi lançada no dia 15 de Outubro de 1997, tendo entrado em órbita ao redor do planeta Saturno em Julho de 2004.

A missão da sonda Cassini-Huygens é uma das missões espaciais não tripuladas mais ambiciosas da História da exploração espacial. A missão divide-se em dois elementos principais: a sonda de pouso Huygens, que em 2005 se separou da Cassini para descer até à superfície de Titã, o maior satélite de Saturno; e a sonda Cassini orbiter que se manteve em órbita ao redor de Saturno até ao fim de sua missão.

Durante estes anos, foi abundante a informação e fotos que esta sonda nos enviou desse planeta gigante e do seu sistema de satélites naturais (luas). Vamos ver de seguida apenas alguns exemplos de fotos obtidas pela sonda Cassini.

Planeta Saturno

Planeta Saturno

Titã

Titã

Encélado

Encélado

Hiperião

Hiperião

Para saber mais pormenores sobre a sonda Cassini, aceda aos seguintes links:

https://www.jpl.nasa.gov/missions/cassini-huygens/

https://saturn.jpl.nasa.gov/

Share Button
Missão da Sonda Cassini chega ao fim
4.5 (90%) 2 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.