Missão ExoMars chegou ao planeta Marte

Exomars. Fonte: Site da ESAA primeira missão do programa espacial ExoMars chegou ao planeta Marte no dia 19 de Outubro de 2016. Porém a missão foi apenas parcialmente bem sucedida, pois ocorreu um problema com o módulo de pouso Schiaparelli que tinha como objetivo aterrar no planeta Marte.

O programa espacial ExoMars é um programa da ESA (Agência Espacial Europeia) que conta com a colaboração da Roscosmos (Agência Espacial Federal Russa).

Esta é a primeira de duas missões do programa espacial ExoMars que tem como objetivo estudar o planeta Marte com o intuito de descobrir se alguma vez existiu vida neste planeta.

Esta primeira missão da ExoMars foi lançada no dia 14 de Março de 2016, consistindo em dois equipamentos: o Trace Gas Orbiter (que fica em orbita ao redor de Marte), e o modulo de pouso Schiaparelli (que tinha como objetivo pousar na superfície de Marte). Estes dois equipamentos separaram-se no dia 16 de Outubro de 2016, quando o modulo de pouso Schiaparelli iniciou a descida programada até à superfície de Marte, tendo lá chegado no dia 19 de Outubro. Até instantes antes do módulo Schiaparelli ter chegado ao solo marciano, o processo de descida aparentemente estava a correr bem, porém depois não se voltou a ter contacto com o módulo de pouso. Posteriormente, a ESA concluiu que o módulo acabou por cair, embatendo de forma abrupta no solo marciano, e assim este equipamente ficou destruído.

Apesar deste importante contratempo, os cientistas consideram que esta missão na sua globalidade até foi bem sucedida.

O Trace Gas Orbiter tem como função estudar a composição química da atmosfera do planeta vermelho; o módulo de pouso Schiaparelli teria como função testar diversos tipos de tecnologia para preparar a próxima missão do ExoMars, cujo lançamento está previsto para 2018, com o objetivo de levar um rover para a superfície do planeta.

Para aceder à página oficial da missão ExoMars, siga para o link: http://exploration.esa.int/mars/.

Share Button
Missão ExoMars chegou ao planeta Marte
4 (80%) 4 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.