NASA anunciou a descoberta de 1284 novos planetas

NASA descobre novos planetasNo dia 10 de Maio de 2016, a NASA veio anunciar a descoberta de 1.284 novos planetas fora do nosso Sistema Solar. Nunca na História da astronomia tinham sido apresentados tantos planetas de uma só vez.

A descoberta destes exoplanetas (nome dado aos planetas que não pertencem ao Sistema Solar) foi feita através do Telescópio Espacial Kepler.

A partir de um catálogo de 4.302 potenciais planetas identificados pelo telescópio espacial, 1.284 desses candidatos possuem mais de 99% de probabilidade de serem planetas. Para além disso, outros 1.327 candidatos têm boas possibilidades de serem também planetas, mas não chegam aos 99% de probabilidade (valor mínimo para que o candidato receba o estatuto de “planeta”). Estes candidatos requerem estudos adicionais para que seja confirmada a natureza dos mesmos.

Depois existem 707 candidatos que têm mais probabilidade de não serem planetas, mas sim algum outro fenómeno astrofísico. Nesta análise também foram validados ou confirmados 984 candidatos que já anteriormente tinham sido verificados por outras técnicas.

Dos planetas recém-descobertos, 550 poderão ser planetas rochosos, tal como a Terra.

O Telescópio Espacial Kepler foi lançado para o espaço em 2009 com o objetivo de procurar por planetas extra-solares, e já fez muitas descobertas nesse campo, tendo aumentado muito o nosso conhecimento sobre planetas que orbitam outras estrelas.

Telescópio Espacial Kepler

Ilustração do Telescópio Espacial Kepler.

Share Button
NASA anunciou a descoberta de 1284 novos planetas
4.6 (92.73%) 11 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.