NASA – Marte possui água no estado líquido

Água em MarteNo dia 28 de Setembro de 2015, a NASA anunciou a descoberta de água no estado líquido no planeta Marte. Antes dessa data já se sabia que Marte possuía água no estado sólido, e também uma pequena quantidade de água no estado gasoso na sua atmosfera.

Para além disso existem fortes evidências de terem existido, há muito tempo atrás, mares e rios na superfície do planeta Marte. Hoje, esses locais onde supostamente corria água, são na realidade secos e áridos.

Apesar disso, a NASA veio anunciar que foi detetada a existência de água salgada, no estado líquido, a escorrer por encostas de algumas montanhas e crateras marcianas. Uma descoberta de fato interessante.

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter permitiu aos cientistas detetar a existência de minerais hidratados nas finas “estrias escuras” que apareciam e desapareciam periodicamente em algumas encostas dos montes e crateras do planeta vermelho. Essas estrias escuras surgiam nas estações mais quentes de Marte, e desapareciam então nas estações mais frias. Essas estrias surgiam quando a temperatura estava acima dos -23 ºC. De salientar que uma significativa concentração de sal na água faz com que o ponto de congelação da mesma se situe numa temperatura mais negativa. Devido a isso estamos perante fluxos de água salgada sazonais.

Apesar de não se ter observada água salgada diretamente na superfície do planeta Marte, a existência desses sais nas estrias escuras denunciam a sua existência.

A origem dessa água ainda não é conhecida, sendo que várias hipóteses são apresentadas. Uma das hipóteses é que essa água vem de aquíferos subterrâneos; outra hipótese é que a origem dessa água está na condensação da água existente na atmosfera de Marte.

Esta é sem dúvida uma descoberta muito interessante, porém convém salientar que tal descoberta não significa que exista vida em Marte.

Share Button
NASA – Marte possui água no estado líquido
5 (100%) 9 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.