Nebulosa Cabeça de Cavalo

Nebulosa Cabeça de Cavalo. Crédito: ESO.A Nebulosa Cabeça de Cavalo (também conhecida como Barnard 33) situa-se na constelação de Órion (ou Orionte). Trata-se uma uma nebulosa escura, e possui uma aparência que faz lembrar a cabeça de um cavalo. Esta nebulosa foi descoberta em 1888 pela astrónoma escocesa Williamina Fleming.

A Nebulosa Cabeça de Cavalo está a uma distância aproximada na ordem dos 1.500 anos-luz de nós. A Nebulosa Cabeça de Cavalo faz parte da chamada Nuvem de Órion, uma grande nuvem de gás e de poeira que engloba várias nebulosas tais como a M42 (também conhecida como Nebulosa de Órion), M43 e M78, entre outras.

A Nebulosa Cabeça de Cavalo pode ser observada com um bom instrumento de observação, na constelação de Órion, mais precisamente nas proximidades da estrela Alnitak (Zeta Orionis). Alnitak é uma das três estrelas que formam a Cintura de Órion, popularmente chamadas de As Três Marias.

Esta nebulosa tem uma forma bastante peculiar, contribuindo para que se tenha tornado numa nebulosa bem conhecida pelos amantes da astronomia, sendo portanto um objeto celeste bastante fotografado pelos astrónomos.

A seguir uma foto obtida pelo telescópio espacial Hubble no infravermelho.

Nebulosa Cabeça de Cavalo - Infravermelho

Foto obtida pelo Hubble em infravermelho da Nebulosa Cabeça de Cavalo.

Share Button
Nebulosa Cabeça de Cavalo
4.2 (84%) 10 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.