Nebulosa de Helix

Nebulosa de HelixA Nebulosa de Helix (ou Nebulosa da Helix) é também designada por NGC 7293. Trata-se da nebulosa planetária mais próxima do nosso Sistema Solar, e pode ser observada na constelação de Aquário.

A Nebulosa de Helix situa-se a aproximadamente 700 anos-luz de nós. Esta nebulosa planetária tem cerca de 3 anos-luz de diâmetro. No centro da nebulosa planetária podemos observar a existência de uma pequena e muito densa estrela, uma anã branca.

De referir que, quando uma estrela que possui uma massa até 8 vezes a massa do nosso Sol esgota o hidrogénio em seu núcleo, o núcleo da estrela passa a ser constituído principalmente por hélio. Nesta fase a estrela torna-se numa gigante vermelha. Nas camadas exteriores da gigante vermelha ainda existe hidrogénio, ocorrendo a fusão de hidrogénio em hélio. No núcleo ocorre a fusão de hélio em carbono, acabando também por surgir outros elementos mais pesados. O processo de fusão vai assim terminando e o núcleo acaba por se contrair devido à sua própria força de gravidade, transformando-se assim numa estrela anã branca. Entretanto as camadas exteriores acabam por ser expelidas para o espaço, formando aquilo que chamamos de nebulosa planetária.

A Nebulosa de Helix tem uma aparência muito semelhante à bem conhecida Nebulosa do Anel, catalogada como M57, da constelação de Lira.

Vejamos de seguida uma imagem da belíssima Nebulosa de Helix.

Share Button
Nebulosa de Helix
4.4 (87.69%) 13 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.