Nebulosa Olho de Gato

Nebulosa Olho de GatoA Nebulosa Olho de Gato, também designada por NGC 6543, é uma belíssima e interessante nebulosa planetária que pode ser observada na constelação do Dragão, situada no hemisfério celestial norte.

A Nebulosa Olho de Gato foi descoberta em 1786 por William Herschel, o famoso astrónomo que tinha descoberto o planeta Úrano cerca de 5 anos antes.

Esta é uma nebulosa planetária relativamente brilhante, apesar de não ser visível a olho nu.

A Nebulosa Olho de Gato situa-se a uma distância aproximada de 3.300 anos-luz de nós (não sendo este valor consensual entre os astrónomos).

A NGC 6543 possui uma estrutura complexa que ainda não é totalmente compreendida, apesar desta nebulosa planetária já ter sido alvo de muitos estudos.

Dentro da complexidade da sua estrutura, nesta nebulosa planetária são visíveis diversos “anéis” concêntricos, cuja origem é atribuída a ejeções de matéria por parte da estrela que se situa no centro da nebulosa, ejeções essas que deverão de ter ocorrido a intervalos de 1.500 anos. Tal situação causa alguma surpresa aos astrónomos, pois à partida não seria esperar este comportamento neste tipo de estrela. A estrela que se situa no centro da Nebulosa Olho de Gato é significativamente mais pequena que o nosso Sol.

Para explicar algumas características desta nebulosa, já se chegou a avançar com a hipótese da estrela central ter uma outra companheira, tratando-se assim de um sistema binário de estrelas. Porém, até agora, tal hipótese não foi confirmada, permanecendo ainda a dúvida em relação a esta possibilidade.

Esta nebulosa planetária é fascinante, tanto do ponto de vista de sua beleza como do ponto de vista dos mistérios que ainda estão por desvendar.

NGC 6543

Imagem da Nebulosa Olho de Gato obtida pelo Telescópio Espacial Hubble.

Share Button
Nebulosa Olho de Gato
4.6 (92.5%) 8 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.