Nereida – Satélite de Neptuno

NereidaNereida é o terceiro maior satélite natural (lua) do planeta Neptuno. Este satélite de Neptuno foi descoberto em 1949 pelo astrónomo Gerard Kuiper. Em 1989, a sonda espacial Voyager 2 passou por Neptuno e por seu sistema de luas, tendo fotografado Nereida ainda que com pouca resolução. Esta foi a única sonda que visitou Neptuno e seus satélites.

Nereida tem cerca de 340 km de diâmetro, porém não sabemos com exatidão a sua forma.

Esta lua do planeta Neptuno caracteriza-se por uma órbita com uma excentricidade muito elevada, pois sua distância em relação a Neptuno varia de aproximadamente 1.372.000 km (ponto mais próximo) até 9.655.000 km (ponto mais afastado). Trata-se de uma órbita pouco comum, indicando que poderá se tratar de um asteróide ou um objeto da Cintura de Kuiper que terá sido capturado pelo planeta Neptuno. Em alternativa, também existe a possibilidade de se tratar de um antigo satélite cuja órbita era mais interna, mas que foi perturbado quando Tritão (maior satélite de Neptuno) foi capturado por este planeta.

Nereida demora cerca de 360,13 dias terrestres a completar uma volta ao redor de Neptuno (translação). Em relação ao tempo que Nereida demora a completar uma volta a si próprio (rotação) este não está ainda totalmente esclarecido; uma das hipóteses é que Nereida demore 13,6 horas a completar uma volta sobre si próprio, outra hipótese é que demore cerca de 11,52 horas.

Como atrás referido, apenas uma sonda espacial visitou Nereida, a Voyager 2, porém esta passou a cerca de 4.700.000 milhões de km de distância, tendo obtido 83 fotos sem grandes detalhes da sua superfície. Apesar disso, a Voyager 2 permitiu-nos ficar a conhecer alguns aspectos que não nos era possível ficar a conhecer a partir da Terra.

Share Button
Nereida – Satélite de Neptuno
5 (100%) 4 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.