Nix, Hidra, Cérbero e Estige – Satélites de Plutão

Plutão e seus SatélitesAtualmente o planeta anão Plutão possui 5 satélites naturais conhecidos. O maior deles é Caronte, um satélite com aproximadamente metade do tamanho de Plutão. Os outros 4 satélites: Nix, Hidra, Cérbero e Estige são bastante mais pequenos. Não sabemos ainda muitos detalhes à cerca destes satélites, porém em Julho de 2015 a sonda espacial New Horizons passará próximo do sistema de Plutão e aí, se tudo correr bem, ficaremos a saber muito mais sobre estes satélites.

Os satélites Nix e Hidra foram ambos descobertos em Junho de 2005 pela equipa de busca de Plutão do telescópio espacial Hubble, tendo estas descobertas sido anunciadas em 31 de Outubro de 2005.

Relativamente a Nix, calcula-se que seu diâmetro seja entre 46 e 137 km. Nix orbita a uma distância média de aproximadamente 49.000 km de Plutão. Seu período orbital é de cerca de 24,9 dias terrestres.

Relativamente a Hidra, estima-se que possui um diâmetro entre 61 e 167 km. Hidra orbita a uma distância média aproximada de 65.000 km de Plutão. O seu período orbital é de aproximadamente 38,2 dias terrestres.

Em 28 de Junho de 2011 foi descoberto um novo satélite de Plutão: Cérbero. Esta descoberta foi feita também através do telescópio espacial Hubble. Pensa-se que este satélite de Plutão possui um diâmetro entre 13 a 34 km. Cérbero orbita a uma distância média de Plutão de aproximadamente 58.000 km. O período orbital de Cérbero é de aproximadamente 32,1 dias terrestres.

Em 11 de Julho de 2012 foi anunciada a descoberta de uma nova lua de Plutão: Estige. Assim como aconteceu com os outros pequenos satélites de Plutão, Estige também foi descoberto com a ajuda do telescópio Hubble. Calcula-se que este satélite possui um diâmero de cerca de 10 a 25 km. Estige orbita a uma distância média aproximada de 42.000 km de Plutão e tem como período orbital aproximadamente 20,2 dias terrestres.

Se tudo correr como o previsto, em Julho de 2015 a sonda espacial New Horizons passará nas proximidades de Plutão, de Caronte, e dos outros 4 satélites pequenos deste planeta anão. Aí ficaremos a saber mais sobre estes longínquos e interessantes corpos celestes do Sistema Solar.

Share Button
Nix, Hidra, Cérbero e Estige – Satélites de Plutão
4.8 (95%) 4 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.