Novo planeta do Sistema Solar descoberto?

Representação artística de suposto novo planeta. Credito: Caltech/R. Hurt (IPAC)No dia 20 de Janeiro de 2016, o Caltech (California Institute of Technology) anunciou ter encontrado indícios que apontam para a possibilidade de existir um novo planeta no Sistema Solar, bem para lá da órbita do planeta Neptuno. Porém, tal ainda não está confirmado e deve de ser analisado com cuidado.

Durante décadas os astrónomos reconheceram a existência de 9 planetas no Sistema Solar. Em 2006, com a criação da categoria de “planeta anão”, Plutão entrou para essa categoria e assim o Sistema Solar passou a contar com apenas 8 planetas. Num futuro próximo, talvez possamos novamente considerar o nosso Sistema Solar com 9 planetas, caso esta descoberta venha realmente a ser confirmada.

Através de modelos matemáticos e de simulações por computador, Konstantin Batygin e Mike Brown do Caltech encontraram indícios de um possível “Planeta Nove” cuja órbita se situará cerca de 20 vezes mais longe do Sol que a órbita de Neptuno. Este possível nono planeta do Sistema Solar terá uma massa equivalente a aproximadamente 10 vezes a massa do planeta Terra, possuindo portanto dimensões bastante significativas.

Este novo planeta do Sistema Solar ainda não foi observado, e ainda não sabemos com segurança se realmente existe. Se tal se vier a verificar, será certamente um momento histórico na História da astronomia. A última vez que os astrónomos anunciaram a descoberta de um planeta no Sistema Solar foi em 1930, com a descoberta de Plutão. Porém atualmente Plutão já não é considerado um planeta. Assim, sem contar com Plutão, precisamos de recuar até ao ano de 1846 até à última descoberta de um planeta no Sistema Solar, tratando-se neste caso de Neptuno.

Entretanto precisamos de aguardar para sabermos se esta possível nova descoberta se confirma ou não.

Share Button
Novo planeta do Sistema Solar descoberto?
4.4 (88.7%) 23 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.