O desastre do Challenger

ChallengerDia 28 de Janeiro de 1986, um dia trágico na História da exploração espacial. O vaivém espacial  (ou ônibus espacial, em português do Brasil) Challenger explodiu pouco depois de ter descolado, tirando a vida às 7 pessoas que seguiam rumo ao espaço.

Inicialmente, o lançamento do vaivém espacial Challenger estava agendado para o dia 22 de Janeiro de 1986. Porém, o lançamento foi adiado várias vezes até que chegou a fatídica data de 28 de Janeiro, o dia do desastre do Challenger.

Nesse dia, o vaivém Challenger foi lançado pela NASA a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos da América, pelas 11H38 (EST) o que equivale às 16H38 (UTC). Esta missão tinha a designação de STS-51-L.

Muitas pessoas assistiam no local a esse lançamento, muitas mais assistiam pela televisão. O Challenger levava consigo 7 tripulantes: Ellison Onizuka, Christa McAuliffe (professora), Gregory Jarvis, Judith Resnik, Michael Smith, Francis Scobee e Ronald McNair.

Apenas 73 segundos depois do lançamento, o Challenger explodiu deixando incrédulas milhões de pessoas que assistiam ao vivo. O desastre do Challenger tornou-se um dos acidentes mais trágicos no que toca a missões espaciais tripuladas.

A causa da explosão estaria na falha do O-ring de vedação de um dos foguetes de combustível sólido, que desencadeou um processo que rapidamente resultou no acidente do Challenger. As temperaturas muito baixas que se faziam sentir também deverão de ter tido um papel importante neste trágico incidente.

Tripulação do Challenger

Da esquerda para a direita. Em cima: Ellison Onizuka, Christa McAuliffe, Gregory Jarvis, Judith Resnik. Em baixo: Michael Smith, Francis Scobee, Ronald McNair.

Segue-se um vídeo onde podemos ver a explosão do Challenger.

Share Button
O desastre do Challenger
4.2 (83.33%) 6 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.