O que é Radioastronomia?

RadiotelescópioO que é radioastronomia? A radioastronomia é um ramo da astronomia que estuda os diversos componentes do Universo na frequência das ondas de rádio. A astronomia possui ferramentas que permitem observar os objetos celestes nas mais diversas formas de radiação electromagnética, tais como raios gama, ultravioleta, infravermelho, entre outros. Entre essas formas de radiação inclui-se também as ondas de rádio, e é exatamente aí que entra a radioastronomia.

As ondas de rádio que vêm do espaço são captadas através dos radiotelescópios, um tipo de telescópio bem diferente dos telescópio óticos. Um radiotelescópio é constituído por uma antena com forma de “disco encurvado” relativamente grande, podendo ter dezenas ou até mesmo centenas de metros de diâmetro. Frequentemente vários radiotelescópio trabalham em conjunto, formando aquilo a que se chama de interferómetro.

A radioastronomia é um ramo da astronomia ainda relativamente recente, tendo surgido no início da década de 1930. Desde então a radioastronomia permitiu-nos conhecer o Universo de forma muito mais aprofundada, tendo até levado à descoberta de diversos objetos celestes que não são passíveis de ser observados através da astronomia ótica.

Através da radioastronomia foram descobertos vários objetos celestes até então desconhecidos, como é o caso dos quasares, pulsares, entre outros objetos celestes. Para além disso foi também descoberta a radiação cósmica de fundo que veio dar mais credibilidade à teoria do Big Bang.

As ondas de rádio permite-nos ter uma visão do Universo que não seria possível de ter se nos limitássemos à observação através da luz visível. Daí a importância da radioastronomia para o nosso conhecimento do Universo.

Share Button
O que é Radioastronomia?
5 (100%) 1 vote
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.