O que é uma nebulosa?

NebulosaO que é uma nebulosa? Em astronomia, uma nebulosa é uma nuvem interestelar constituída por poeira, hidrogénio, hélio e outros tipos de gases. Para além do interesse cientifico que estes objetos celestes suscitam, muitas vezes as nebulosas proporcionam fotos de grande beleza, como veremos neste artigo.

Inicialmente, o termo “nebulosa” era aplicado a qualquer objeto de aspeto difuso. Por exemplo, antes de se conhecer a natureza das galáxias, estas eram também consideradas como nebulosas. Um exemplo disso é a galáxia de Andrómeda.

Existem vários tipos de nebulosas, a saber: nebulosas de emissão, nebulosas de reflexão, nebulosas escuras, nebulosas planetárias e nebulosas remanescentes de supernovas.

Uma nebulosa de emissão é constituída por gás que emite energia. Essa energia é proveniente de uma ou de várias estrelas próximas. É muito frequente este tipo de nebulosa ter uma coloração vermelha devido à presença de hidrogénio. Aqui geralmente nascem novas estrelas. Um exemplo é a nebulosa de Órion.

Nebulosa de Órion

Nebulosa de Órion

Uma nebulosa de reflexão é uma nuvem de poeira que simplesmente reflete a luz de uma ou mais estrelas próximas. Este tipo de nebulosa geralmente apresenta uma coloração azul. Um exemplo deste tipo de nebulosa é a que envolve as estrelas que constituem o aglomerado das Plêiades.

Plêiades

Plêiades

É interessante notar que em muitos casos as nebulosas de emissão e as de reflexão surgem juntas e assim são chamadas de nebulosas difusas.

Uma nebulosa escura (também chamada de nebulosa de absorção) é uma nuvem que impede a passagem da luz. Estas nebulosas aparecem no céu como áreas escuras que contrastam com uma região envolvente que é mais luminosa ou que possui muitas estrelas. Um exemplo é a nebulosa Cabeça de Cavalo.

Nebulosa Cabeça de Cavalo

Nebulosa Cabeça de Cavalo

Uma nebulosa planetária é um “invólucro” de material expelido por uma estrela, e que rodea essa mesma estrela. No centro de uma nebulosa planetária está geralmente uma estrela anã branca que ilumina o material expelido. Um exemplo disso é a nebulosa do Anel.

Nebulosa do Anel

Nebulosa do Anel

Uma nebulosa remanescente de supernova, como o próprio nome indica, é constituída por material expelido durante uma explosão de uma estrela (supernova). Por exemplo, a nebulosa do Caranguejo.

Nebulosa do Caranguejo

Nebulosa do Caranguejo

Share Button
O que é uma nebulosa?
5 (100%) 16 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.