Oriónidas – Chuva de Meteoros

Oriónidas - Crédito: Brocken InagloryAs Oriónidas são uma conhecida chuva de meteoros cujo radiante localiza-se na constelação de Órion. Quer isto dizer que estes meteoros parecem surgir a partir dessa constelação. As primeiras Oriónidas podem ser observados a partir dos primeiros dias de Outubro, e as últimas no início de Novembro. As Oriónidas “visitam” nosso céu todos os anos.

Apesar das Oriónidas poderem ser observadas por todo este período, geralmente surge um pico de atividade entre o dias 20 a 23 de Outubro, sendo que a data exata desse pico varia de ano para ano. Durante o pico de atividade podemos geralmente observar algumas dezenas de meteoros por hora, se estivermos num local com boas condições de observação.

Na origem da chuva de meteoros Oriónidas está o cometa Halley. Este famoso cometa demora cerca de 76 anos a completar uma órbita ao redor do Sol. À medida que o cometa Halley vai se aproximando do Sol, também vai deixando para trás pequenas partículas que se estendem ao longo de sua órbita numa espécie de nuvem. Por sua vez, quando o planeta Terra passa por essa “nuvem de detritos”, dá-se a chuva de meteoros (popularmente conhecida como chuva de estrelas).

Para saber mais sobre o que são chuvas de meteoros, poderá ler o artigo: Chuva de Meteoros – Chuva de Estrelas.

Share Button
Oriónidas – Chuva de Meteoros
3.83 (76.67%) 6 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.