Pandora – Satélite de Saturno

PandoraPandora é um satélite natural (lua) do planeta Saturno. O satélite Pandora foi descoberto em 1980 através de fotos obtidas pela sonda espacial Voyager 1, aquando da sua passagem pelo planeta Saturno e seu sistema de satélites.

Pandora possui uma forma aproximada de uma “batata”. Esta lua de Saturno, com sua forma alongada, tem um diâmetro aproximado de 104 km x 81 km x 64 km.

Pandora orbita a uma distância média aproximada de 142.000 km do planeta Saturno. Pandora demora cerca de 15,1 horas a completar uma volta ao redor do planeta Saturno, que corresponde ao mesmo tempo que demora a completar uma volta sobre si próprio, possuindo assim uma rotação sincronizada.

Este satélite de Saturno é revestido por um material de gelo fino do tamanho do pó. A superfície de Pandora possui um grande número de crateras, sendo que pelo menos duas crateras têm 30 km de diâmetro.

A sonda espacial Cassini que estudou o planeta Saturno e seus satélites, teve um contributo muito importante para o nosso conhecimento sobre este pequeno satélite do planeta Saturno.

Pandora - Satélite de Saturno

Foto de Pandora, obtida pela sonda espacial Cassini.

Share Button
Pandora – Satélite de Saturno
4.7 (93.33%) 3 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.