Pequena Nuvem de Magalhães

Pequena Nuvem de Magalhães. Crédito: ESA/HubbleA Pequena Nuvem de Magalhães é uma galáxia satélite da nossa galáxia, a Via Láctea. A Pequena Nuvem de Magalhães pode ser observada a partir do hemisfério sul, mais precisamente na constelação de Tucana (ou Tucano). Esta galáxia tem uma magnitude aparente de +2,7 sendo portanto possível de ser observada à vista desarmada num local escuro e em boas condições atmosféricas.

O nome da Pequena Nuvem de Magalhães, à semelhança da galáxia Grande Nuvem de Magalhães, vem do navegador português Fernão Magalhães, que no séc. XVI observou este corpo celeste.

A Pequena Nuvem de Magalhães situa-se a aproximadamente 200.000 anos-luz da Terra, sendo este um dos objetos celestes visíveis à vista desarmada que mais longe está de nós. O objeto mais distante que podemos ver sem recurso a instrumentos de observação é a galáxia de Andrómeda. A Pequena Nuvem de Magalhães, sendo satélite da Via Láctea, faz parte do Grupo Local.

A Pequena Nuvem de Magalhães é uma galáxia anã irregular, ainda que apresente de forma ténue alguns aspectos de estrutura em espiral. Esta galáxia tem aproximadamente 7.000 anos-luz de diâmetro.

Share Button
Pequena Nuvem de Magalhães
5 (100%) 4 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.