Philae pousou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

PhilaeEm 12 de Novembro de 2014, o módulo de aterragem Philae pousou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Esta é uma data histórica para a exploração espacial, dado que foi a primeira vez que um robot lançado da Terra pousou num cometa.

O robot Philae foi lançado para o espaço junto com a sonda espacial Rosetta no dia 2 de Março de 2004. A missão da sonda Rosetta (da Agência Espacial Europeia, ESA) consistia em colocar um orbitador ao redor do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, e lançar um módulo de aterragem até à superfície do núcleo do cometa.

No dia 6 de Agosto de 2014 (mais de 10 anos depois do lançamento), a sonda Rosetta entrou em órbita do cometa Churyumov-Gerasimenko. Esta foi também uma data histórica, dado que pela primeira vez uma sonda espacial entrou em órbita ao redor de um cometa. Desde logo a sonda espacial Rosetta obteve fotos excecionais.

No dia 12 de Novembro de 2014, o módulo de aterragem Philae deixou a sonda Rosetta, e cerca de 7 horas depois pousou com sucesso no núcleo do cometa. O Philae tem consigo 10 instrumentos científicos. Começou assim a missão do robot Philae no núcleo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Share Button
Philae pousou no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
4.9 (97.5%) 8 votes
Tagged , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.