Planeta Saturno

Planeta SaturnoPlaneta Saturno, o sexto planeta a contar do Sol e o segundo maior planeta do Sistema Solar. É um planeta gigante gasoso com um grande número de satélites, atualmente são conhecidos 62. Este planeta caracteriza-se pelos seus vistosos anéis que o faz ser considerado por muitos como o mais belo planeta do Sistema Solar. Vamos conhecer as principais características do planeta Saturno.

O planeta Saturno está a uma distância média do Sol de cerca 1.430 milhões de km. Sua distância em relação ao Sol varia de aproximadamente 1.350 milhões de km até aproximadamente 1.500 milhões de km (afélio).

O planeta Saturno orbita em volta do Sol a uma velocidade média de 9,6 km/s.

O planeta Saturno tem cerca de 120.000 km de diâmetro no equador, sendo este um planeta gigante, em termos de tamanho só é suplantado pelo planeta Júpiter. Este é um planeta gasoso, com uma atmosfera constituída essencialmente por hidrogénio e também algum hélio, ainda que possua também um núcleo sólido.

A rotação do planeta Saturno é a segunda mais rápida do Sistema Solar. Saturno leva um pouco mais de 10 horas a completar uma volta sobre si próprio. Já em termos de translação Saturno demora cerca de 29,5 anos a completar uma volta ao redor do Sol.

Uma curiosidade sobre o planeta Saturno é que este é o planeta menos denso do Sistema Solar. Sua densidade é de cerca 0,7 g/cm³, menos denso que a água. Como tal, se existisse um oceano suficientemente grande, o planeta Saturno flutuaria nele.

Anéis de Saturno

Anéis de Saturno

Uma das características mais marcantes do planeta Saturno é a existência de anéis, anéis esses que são visíveis da Terra com o auxílio de um pequeno telescópio amador. Os anéis de Saturno são constituídos por pequenos pedaços de gelo, poeiras e material rochoso, e se estendem por algumas centenas de milhares de km, porém em termos de espessura são muito “finos” não ultrapassando 1,5 km.

As sondas espaciais enviadas a Saturno foram muito importantes na medida que permitiu-nos ficar a conhecer mais sobre este planeta bem como sobre os seus satélites. Em 1979 chegou pela primeira vez uma sonda ao planeta Saturno, a Pioneer 11; em 1980 foi a vez da sonda Voyager 1 chegar a Saturno; no ano seguinte foi a vez da Voyager 2. Mais tarde, em 2004, chegou a Saturno a sonda Cassini, que incluía uma outra sonda, a sonda Huygens cuja missão era de cruzar a atmosfera do satélite de Saturno, Titã, e pousar em sua superfície. Sua missão foi cumprida com sucesso no início de 2005.

Atualmente, o planeta Saturno possui 62 satélites naturais conhecidos. O que mais se destaca é Titã, o maior satélite de Saturno e o segundo maior do Sistema Solar, com 5.150 km de diâmetro no equador. Titã é o único satélite conhecido que possui uma atmosfera densa, mais densa que a própria atmosfera terrestre.

Share Button
Classifique este post
Tagged , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.