Planeta Úrano

Planeta ÚranoPlaneta Úrano, o sétimo planeta a contar do Sol e o terceiro maior planeta do Sistema Solar. Descoberto em 1781 por William Herschel, este foi o primeiro planeta a ser descoberto com a ajuda do telescópio. Este planeta foi por uma vez visitado por uma sonda espacial, mais precisamente a Voyager 2, que nos permitiu conhecer mais sobre o planeta Úrano.

O planeta Úrano está a uma distância média do Sol de 2.870 milhões de km. Sua distância em relação ao Sol varia desde aproximadamente 2.735 milhões de km (periélio) até aproximadamente 3.005 milhões de km (afélio).

A velocidade média do planeta Úrano ao redor do Sol é de 6,8 km/s.

Este é um planeta gigante gasoso com um diâmetro de cerca 51.000 km no equador. A composição química do planeta Úrano é similar à do planeta Neptuno, sendo estes 2 planetas por vezes chamados de “gigantes de gelo”. Os “gigantes de gelo” são diferentes dos outros 2 planetas gigantes gasosos: Júpiter e Saturno. Apesar de algumas diferenças, a atmosfera de Úrano tem semelhanças com as atmosferas de Júpiter e Saturno, dado que todos estes planetas gigantes possuem grandes quantidades de hidrogénio e hélio nas respectivas atmosferas. Porém, Úrano possui mais quantidade de “gelos” tais como metano, água, amónia, e até alguns hidrocarbonetos. O metano atribui uma coloração azulada ao planeta Úrano.

Debaixo da atmosfera, pensa-se que Úrano possui um núcleo rochoso, envolto por um manto de gelo.

O planeta Úrano demora cerca de 84 anos a completar uma volta ao redor do Sol. Úrano demora um pouco mais de 17 horas a completar uma volta sobre si próprio. A inclinação do eixo de rotação do planeta Úrano é de cerca de 98°, ou seja, o planeta gira “de lado” ou “tombado”, pois o eixo de rotação é quase paralelo ao plano da órbita. A rotação é considerada em sentido retrógrado; no Sistema Solar, para além de Úrano, apenas o planeta Vénus possui uma rotação em sentido retrógrado.

O planeta Úrano possui anéis, mas são muito ténues, sendo que os primeiros foram descobertos apenas em 1977, tendo outros sido descobertos posteriormente. Atualmente conhecemos 13 anéis de Úrano.

A única sonda espacial que passou por Úrano foi a Voyager 2, que iniciou o sobrevoo em 1985 e atingiu o ponto mais próximo do planeta em 24 de janeiro de 1986, tendo passado nessa data a somente 81.500 km do topo das nuvens do planeta.

O planeta Úrano possui atualmente 27 satélites naturais conhecidos. O maior deles é Titânia com 1578 km de diâmetro, seguindo-se Oberon com 1522 km de diâmetro, Umbriel com 1169 km, Ariel com 1158 km e Miranda com 471 km de diâmetro. Os outros satélites são significativamente mais pequenos, todos eles com menos de 200 km de diâmetro.

Foto dos anéis do planeta Úrano

Foto dos anéis do planeta Úrano tirada pela sonda Voyager 2

Share Button
Planeta Úrano
4.38 (87.5%) 8 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.