Programa Luna

Lunik 3O Programa Luna (também conhecido por Lunik) foi um conjunto de missões espaciais não-tripuladas da antiga União Soviética que tinha como objetivo alcançar e estudar a Lua. As missões espaciais do Programa Luna tiveram início em 1959 e terminaram em 1976, num contexto de corrida espacial entre a URSS e os Estados Unidos da América.

As sondas espaciais deste programa eram designadas por Luna, seguido de um número de série. O Programa Luna teve 24 sondas espaciais que receberam um número de série. Dentro deste programa outras sondas espaciais falharam em chegar à órbita lunar, não tendo assim recebido qualquer número. Das 24 sondas espaciais que receberam número de série, 15 delas foram bem sucedidas.

Luna 1 – foi lançada em Janeiro de 1959. A Luna 1 falhou o seu objetivo de embater na Lua, acabando por passar a acerca de 6.000 km do nosso satélite natural, tendo depois ficado em órbita ao redor do Sol. Apesar de ter falhado o seu alvo, esta sonda conseguiu um marco importante na exploração espacial soviética, tendo obtido muitas fotos da Lua.

Luna 2 – foi lançada em Setembro de 1959. A Luna 2 foi o primeiro objeto feito pelo Homem a atingir a Lua. O impacto lunar ocorreu no dia 14 de Setembro de 1959, a leste do Mare Imbrium.

Luna 3 – foi lançada em Outubro de 1959. A Luna 3 realizou o feito histórico de obter as primeiras fotos do lado oculto da Lua. Apesar da qualidade dessas fotos ser de baixa resolução, foi a primeira vez que foi possível ver esse lado do nosso satélite natural.

Luna 4 – foi lançada em Abril de 1963. A Luna 4 tinha como objetivo fazer uma alunagem suave, ao contrário de fazer um impacto como aconteceu com a Luna 2. Esta sonda espacial falhou esse objetivo, tendo passado a um pouco mais de 8.300 km da Lua.

Luna 5 – foi lançada em Maio de 1965. A Luna 5 tinha como objetivo fazer uma alunagem suave, mas acabou por falhar esse objetivo tendo embatido na superfície da Lua.

Luna 6 – foi lançada em Junho de 1965. A Luna 6 tinha como alvo fazer um pouso suave na superfície lunar, porém falhou esse objetivo tendo passado a uma distância de cerca de 160.000 km da Lua.

Luna 7 – foi lançada em Outubro de 1965. A Luna 7 tinha como objetivo fazer um pouso suave na superfície da Lua, porém falhou esse objetivo tendo embatido na superfície do nosso satélite natural.

Luna 8 – foi lançada em Dezembro de 1965. A Luna 8, da mesma forma como algumas das suas antecessoras, falhou o alvo de fazer uma alunagem suave, tendo embatido na superfície lunar.

Luna 9 – foi lançada em Janeiro de 1966. A Luna 9 foi bem sucedida no seu objetivo de efetuar um pouso suave na superfície da Lua, mais concretamente através do seu módulo de pouso. No dia 3 de Fevereiro de 1966 esta sonda foi a primeira a pousar na superfície lunar e a enviar fotos a partir da superfície lunar.

Luna 10 – foi lançada em Março de 1966. A Luna 10 foi bem sucedida em sua missão, tendo-se tornado no primeiro satélite artificial da Lua. Durante os seus 2 meses de funcionamento efetuou 460 órbitas lunares.

Luna 11 – foi lançada em Agosto de 1966. A Luna 11, tal como a sua antecessora, tornou-se num satélite artificial da Lua. Durante o tempo em que esteve operacional, esta sonda efetuou 277 órbitas lunares.

Luna 12 – foi lançada em Outubro de 1966. A Luna 12 foi a terceira sonda deste programa espacial a tornar-se satélite artificial da Lua, tendo efetuado 602 órbitas lunares durante o tempo em que esteve em funcionamento.

Luna 13 – foi lançada em Dezembro de 1966. A Luna 13 pousou na superfície da Lua, através do seu módulo de pouso. Foi a terceira sonda a conseguir o feito de pousar com êxito na Lua, depois da Luna 9 e da sonda norte-americana Surveyor 1.

Luna 14 – foi lançada em Abril de 1968. A Luna 14 foi mais uma sonda espacial que obteve sucesso no seu objetivo de entrar na órbita lunar.

Luna 15 – foi lançada em Julho de 1969. A Luna 15 tinha como objetivo pousar na superfície da Lua, recolher amostras do solo lunar e trazê-las para a Terra. Durante a tentativa de alunagem, a sonda acabou por cair na Lua. Curiosamente, o dia em que a sonda caiu foi o 21 de Julho de 1969, estando nesse mesmo dia dois astronautas norte-americanos da Apollo 11 na superfície lunar.

Luna 16 – foi lançada em Setembro de 1970. A Luna 16 foi bem sucedida na missão de pousar na Lua, recolher amostras do solo lunar e trazê-los para a Terra. Depois de algumas tentativas falhadas, os soviéticos conseguiram esse feito pela primeira vez.

Luna 17 – foi lançada em Novembro de 1970. A Luna 17 levava consigo o rover lunar Lunokhod 1. A missão foi bem sucedida, pois o Lunokhod 1 durante os seus 322 dias de funcionamento percorreu mais de 10 km, obteve inúmeras fotos, bem como recolheu muitas informações sobre a Lua. Pela primeira vez os soviéticos colocavam um veículo a deslocar-se na Lua, mais precisamente na região do “Mare Imbrium”.

Luna 18 – foi lançada em Setembro de 1971. A Luna 18 tinha como missão pousar na Lua, recolher e trazer para a Terra amostras do solo lunar. Porém esta missão falhou, tendo a sonda embatido no superfície do nosso satélite natural.

Luna 19 – foi lançada em Setembro de 1971. A Luna 19 foi bem sucedida na sua missão, tendo completado mais de 4.000 órbitas lunares até perder o contato com a Terra.

Luna 20 – foi lançada em Fevereiro de 1972. A Luna 20 foi bem sucedida em recolher e trazer para a Terra amostras do solo lunar.

Luna 21 – foi lançada em Janeiro de 1973. A Luna 21 foi a segunda missão espacial do Programa Luna a conseguir pousar um rover na superfície do nosso satélite natural. Este veículo lunar teve a designação de Lunokhod 2, sendo uma versão melhorada do seu antecessor Lunokhod 1. O rover Lunokhod 2 percorreu cerca de 42 km durante o tempo em que esteve operacional.

Luna 22 – foi lançada em Junho de 1974. A Luna 22 foi bem sucedida na sua missão de entrar em órbita ao redor da Lua. Durante o tempo em que esteve operacional, esta sonda efetou cerca de 3.875 órbitas lunares.

Luna 23 – foi lançada em Outubro de 1974. A Luna 23 pousou na superfície da Lua, porém falhou o seu objetivo de recolher e trazer para a Terra amostras do solo lunar.

Luna 24 – foi lançada em Agosto de 1976. A Luna 24 foi bem sucedida na sua missão de trazer para Terra amostras do solo da Lua.

Este foram tempos de competição entre a extinta União Soviética e os Estados Unidos da América, no que toca à corrida espacial. Enquanto os soviéticos trabalhavam no Programa Luna, os norte-americanos também desenvolviam os seus próprios programas espaciais, nomeadamente o Programa Surveyor e o Programa Apollo, ambos tendo como objetivo a Lua.

Lado oculto da Lua. Foto obtida pela Luna 3.

Primeira foto de sempre do lado oculto da Lua. Foto obtida pela Luna 3. É bem notória a baixa resolução da foto.

Share Button
Programa Luna
5 (100%) 3 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.