Programa Mariner

Mariner 2O Programa Mariner foi um programa espacial desenvolvido pela NASA em colaboração com o JPL (Jet Propulsion Laboratory), cujo objetivo foi estudar os planetas interiores do Sistema Solar, nomeadamente Mercúrio, Vénus e Marte.

O Programa Mariner teve 10 sondas espaciais que foram lançadas entre os anos de 1962 e 1973. Destes 10 veículos espaciais, 7 foram bem sucedidos.

Mariner 1 – lançada em Julho de 1962. Esta sonda espacial tinha como objetivo alcançar as proximidades do planeta Vénus. Porém, pouco depois do lançamento, constatou-se a existência de falhas no sistema que acabaria por levar à decisão de acionar a autodestruição da sonda, tendo essa destruição ocorrido 293 segundos depois do lançamento.

Mariner 2 – lançada em Agosto de 1962. Esta sonda espacial foi bem sucedida na sua missão de alcançar o planeta Vénus. No dia 14 de Dezembro de 1962, a Mariner 2 passou a cerca de 35.000 km de Vénus, tendo transmitido para a Terra diversas informações sobre este planeta.

Mariner 3 – lançada em Novembro de 1964. A Mariner 3 tinha como objetivo alcançar o planeta Marte, porém pouco depois do lançamento surgiram problemas técnicos que acabariam por inviabilizar a missão.

Mariner 4 – lançada em Novembro de 1964. Esta nave foi bem sucedida na sua missão de alcançar o planeta Marte, tendo enviado para a Terra informações sobre este planeta.

Mariner 5 – lançada em Junho de 1967. Esta sonda foi bem sucedida na sua missão de alcançar e estudar o planeta Vénus.

Mariner 6 – lançada em Fevereiro de 1969. A missão da sonda espacial Mariner 6 foi bem sucedida ao alcançar e estudar o planeta Marte.

Mariner 7 – lançada em Março de 1969. Esta sonda, tal como a sua antecessora, conseguiu alcançar o planeta Marte com sucesso.

Mariner 8 – lançada em Maio de 1971. Falhou o seu objetivo de alcançar e entrar em órbita ao redor do planeta Marte. Esta nave caiu no Oceano Atlântico pouco depois de ter sido lançada.

Mariner 9 – lançada em Maio de 1971. Esta sonda espacial foi bem sucedida na sua missão, tendo entrado em órbita do planeta Marte.

Mariner 10 – lançada em Novembro de 1973. Esta última sonda espacial do Programa Mariner foi bem sucedida na sua missão de alcançar on planeta Vénus e o planeta Mercúrio. Curiosamente o planeta Mercúrio só voltaria a ser visitado por uma sonda espacial em 2011, com a sonda MESSENGER.

Share Button
Programa Mariner
4.9 (97.14%) 7 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.