Programa Surveyor

Surveyor 3O Programa Surveyor foi um programa espacial desenvolvido pela NASA na década de 1960. O objetivo do Programa Surveyor era enviar sondas espaciais não tripuladas para a superfície da Lua. Este programa de exploração lunar surgiu num contexto de corrida espacial entre os Estados Unidos da América e a antiga União Soviética.

Na época, a URSS levava alguma vantagem nesta corrida espacial. Os soviéticos tinham o seus próprios programas de exploração lunar em andamento: o Programa Luna e o Programa Zond.

O Programa Surveyor teve início em 1966, sendo que anteriormente os norte-americanos também já tinham trabalhado no Programa Ranger (1961 – 1965), que teve como objetivo enviar sondas para embater na superfície da Lua.

Porém, o Programa Surveyor acabaria por ser muito importante para a NASA, pois permitiu preparar o Programa Apollo que levaria o ser humano à superfície da Lua, tendo isso levado a que, mais tarde, os Estados Unidos da América ganhassem a corrida pela conquista da Lua.

O Programa Surveyor consistiu em 7 sondas espaciais que tinham como objetivo pousar de forma suave na superfície da Lua, recolhendo informações sobre a mesma, para que fosse estudada a viabilidade de levar seres humanos até lá. Dessas 7 missões lunares, 5 foram bem sucedidas.

Surveyor 1 – lançada em Maio de 1966. Pousou com sucesso na superfície lunar, mais precisamente no Oceanus Procellarum.

Surveyor 2 – lançada em Setembro de 1966. Falhou a sua missão de pousar suavemente na superfície da Lua, tendo ao invés embatido na sua superfície.

Surveyor 3 – lançada em Abril de 1967. Foi bem sucedida na sua missão, e pousou suavemente na superfície lunar, mais precisamente no Mare Cognitum (região que pertence ao Oceanus Procellarum). Em Novembro de 1969, a Apollo 12 pousou a poucas centenas de metros do local onde estava a Surveyor 3, sendo que os astronautas da Apollo 12 recolheram alguns dos seus equipamentos e trouxeram para a Terra.

Surveyor 4 – lançada em Julho de 1967. Esta sonda lunar não completou a sua missão, tendo embatido na superfície da Lua em vez de ter pousado suavemente.

Surveyor 5 – lançada em Setembro de 1967. Esta sonda foi bem sucedida ao pousar na Lua, mais precisamente no Mare Tranquillitatis.

Surveyor 6 – lançada em Novembro de 1967. Esta missão foi bem sucedida, tendo a sonda pousado no Sinus Medii.

Surveyor 7 – lançada em Janeiro de 1968. A Surveyor 7 foi a última missão deste programa espacial. A sonda pousou com sucesso próximo da cratera Tycho.

Através desta missão muitas informações foram recolhidas (para além de obtidas muitas fotos de qualidade), que acabariam por contribuir decisivamente para o sucesso do Programa Apollo, através do qual vários homens chegariam à superfície da Lua.

Share Button
Programa Surveyor
5 (100%) 2 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.