Proteus – Satélite de Neptuno

Proteus - Satélite de NeptunoProteus (por vezes chamado de Proteu) é o segundo maior satélite natural (lua) do planeta Neptuno. Proteus foi descoberto apenas em 1989, quando a sonda espacial Voyager 2 passava pelas proximidades do planeta Neptuno.

Proteus possui uma forma um tanto irregular, não-esférica, possuindo um pouco mais de 400 km de diâmetro.

Sua órbita ao redor do planeta Neptuno tem uma excentricidade muito baixa, significando isso que é quase circular. Proteus orbita a uma distância aproximada de 117.600 km de Neptuno e demora cerca de 27 horas a completar uma volta ao redor do planeta. Proteus demora também cerca de 27 horas a completar uma volta sobre si próprio, tratando-se portanto de uma rotação sincronizada. Consequentemente, esta satélite de Neptuno tem sempre a mesma “face” voltada para o planeta.

A superfície de Proteus é bastante escura, sendo este um dos objetos mais escuros do Sistema Solar. A superfície desta lua do planeta Neptuno possui muitas crateras, sendo a maior delas a cratera Pharos com um pouco mais de 230 km de diâmetro. A superfície deste satélite de Neptuno não apresenta sinais de modificações geológicas.

Proteus

Foto de Proteus obtida pela Voyager 2.

Share Button
Proteus – Satélite de Neptuno
5 (100%) 4 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.