Proxima b – Um planeta de Proxima Centauri

Proxima b - Crédito: ESO/M. KornmesserProxima b é um planeta que orbita Proxima Centauri, a estrela mais próxima de nós a seguir ao Sol, situando-se a uma distância de 4,2 anos-luz. Esta estrela é uma anã vermelha de fraco brilho que pode ser observada na constelação de Centauro apenas com recurso a bons telescópios astronómicos. No dia 24 de Agosto de 2016, foi anunciada a descoberta de um planeta a orbitar esta estrela. O planeta recém-descoberto passou a ser chamado de Proxima b ou Proxima Centauri b.

A descoberta de Proxima b foi anunciada pelo ESO (European Southern Observatory, em português Observatório Europeu do Sul). Este planeta passou a ser o exoplaneta (planeta extra-solar) conhecido mais próximo de nós.

Segundo as estimativas dos astrónomos, Proxima b possui pelo menos 1,3 massas terrestres e situa-se a cerca de 7 milhões de km de sua estrela (valores aproximados). Este exoplaneta demora cerca de 11,2 dias a completar uma volta ao redor da sua estrela Proxima Centauri.

Tendo em conta as suas características, os astrónomos acreditam que Proxima Centauri b tem condições para possuir água no estado líquido, dado que se situa numa região que o tornaria potencialmente habitável. É importante referir que estamos a falar em termos teóricos, não significando isso que o planeta seja realmente habitável, ou tenha água em estado líquido, pois isso envolve muitos outros fatores.

Até ao momento já foram descobertos alguns milhares de exoplanetas, porém nenhum tão próximo do nosso Sistema Solar. Assim este planeta extra-solar merece algum destaque por se situar “mesmo aqui ao lado” (em termos da escala astronómica).

Share Button
Proxima b – Um planeta de Proxima Centauri
5 (100%) 5 vote[s]
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.