Quaoar – Candidato a Planeta Anão

QuaoarQuaoar, também designado por 50000 Quaoar, é um objeto do Sistema Solar pertencente à Cintura de Kuiper. Como tal, este objeto celeste é também um objeto transneptuniano, devido à sua órbita se situar para lá da órbita do planeta Neptuno. Dadas as suas características, Quaoar poderá vir a ser classificado como planeta anão.

Quaoar foi descoberto em 4 de Junho de 2002, tendo esta descoberta sido anunciada em 7 de Outubro de 2002. A descoberta de Quaoar foi efetuada pelos astrónomos Chad Trujillo e Michael Brown do Caltech (California Institute of Technology). O nome provisório dado ao objeto então recém descoberto foi 2002 LM60.

O diâmetro de Quaoar não é conhecido com precisão, existindo várias estimativas para o mesmo. Com base nisso, podemos dizer que Quaoar deverá de ter um diâmetro na ordem dos 1.100 km, o que faz com que seja um dos objetos de dimensões relativamente consideráveis pertencente à Cintura de Kuiper. Quaoar tem aproximadamente metade do tamanho do planeta anão Plutão e aproximadamente o tamanho do satélite de Plutão, Caronte, também estes objetos da Cintura de Kuiper

A órbita de Quaoar ao redor do Sol é quase circular, sendo que a sua distância média ao Sol é de aproximadamente 43 UA, demorando assim cerca de 286 anos a completar uma volta ao redor do Sol.

Quaoar possui um satélite natural conhecido, o Weywot. A descoberta deste satélite foi anúnciada em 22 de Fevereiro de 2007.

Weywot orbita a cerca de 14.500 km de Quaoar, estimando-se que Weywot tenha aproximadamente 100 km de diâmetro.

Share Button
Quaoar – Candidato a Planeta Anão
4.8 (96.67%) 6 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.