Reia – Satélite de Saturno

ReiaReia é o segundo maior satélite natural (lua) do planeta Saturno. O satélite Reia foi descoberto em 1672 pelo astrónomo italiano Giovanni Cassini. Porém muito daquilo que sabemos hoje sobre este satélite de Saturno foi obtido por intermédio das sondas espaciais Voyager 1, Voyager 2 e Cassini.

Reia possui um diâmetro de 1528 km (menos de um terço do diâmetro de Titã, maior satélite do planeta Saturno). Reia orbita a uma distância média aproximada de 527.000 km do planeta Saturno. Este satélite demora cerca de 4,52 dias terrestres a completar uma volta ao redor de Saturno, que corresponde ao mesmo tempo que leva a completar uma rotação sobre si próprio. Trata-se portanto de uma rotação sincronizada, característica comum à maioria dos satélites dos planetas do Sistema Solar. Como tal, Reia apresenta sempre o mesmo lado voltado para Saturno.

Reia possui uma atmosfera muito ténue, sendo constituída por oxigénio e dióxido de carbono. Reia é um corpo celeste gelado, composto em parte por água no estado de gelo. Esta lua de Saturno apresenta temperaturas muito baixas. A temperatura pode variar entre aproximadamente -174 ºC no lado voltado para o Sol, e -220 ºC no lado da sombra.

Reia é também caracterizado por possuir uma superfície com muitas crateras.

A densidade desta lua de Saturno é de 1,233 g/cm3.

Share Button
Reia – Satélite de Saturno
4.75 (95%) 4 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.