Retrospectiva do ano 2015

Astronomia em 2015O ano de 2015 foi fértil em descobertas importantes no campo da astronomia, algumas das quais foram apresentadas neste site. Assim, neste artigo vamos fazer um resumo de como foi 2015 no que toca à astronomia, sem com isso sermos demasiado exaustivos.

O ano de 2015 foi bastante rico no que toca a exploração espacial por intermédio de sondas espaciais não tripuladas.

A sonda espacial Rosetta, com seu módulo de aterragem Philae, já tinha chegado ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 2014, e continuou durante o ano de 2015 a enviar informações importantes sobre esse cometa. Tal missão espacial tem recolhido muita informação, o que nos permitirá ficar a conhecer mais sobre este interessante corpo celeste.

67P/Churyumov-Gerasimenko

Foto do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko obtida pela sonda Rosetta.

No dia 6 de Março de 2015, a sonda espacial Dawn entrou em órbita do planeta anão Ceres. Pela primeira vez na História, uma sonda espacial visitava um planeta anão. Apesar de Ceres ser um corpo celeste relativamente próximo de nós, este não revela muito da sua superfície mesmo com recurso aos melhores telescópios. Com a chegada da sonda Dawn, ficámos a conhecer muitos pormenores sobre Ceres, inclusivamente as características de sua superfície.

Ceres

Foto de Ceres obtida pela sonda Dawn.

Um dos pontos mais altos para a astronomia em 2015, foi a chegada da sonda espacial New Horizons ao planeta anão Plutão. Desde o ano da sua descoberta, em 1930, pouco se sabia sobre as características físicas deste longínquo objeto do Sistema Solar. No dia 14 de Julho de 2015, a sonda New Horizons chegou a Plutão e desvendou um mundo interessante e mostrou-nos a sua aparência. Para além disso, essa sonda obteve imagens de Caronte (maior satélite de Plutão), bem como de outros 4 pequenos satélites deste planeta anão, ainda que em relação aos pequenos satélites a qualidade das imagens tenha sido bem mais limitada.

Plutão

Foto de Plutão obtida pela sonda New Horizons.

Já perto do final de 2015, mais precisamente no dia 7 de Dezembo, a sonda espacial Akatsuki entrou em órbita do planeta Vénus, com o objetivo de estudar a atmosfera deste planeta vizinho.

Durante o ano de 2015, diversos exoplanetas (planetas que não pertencem ao Sistema Solar) foram descobertos. Aliás, tudo indica que as descobertas de planetas extra-solares ocorrerão com grande frequência nos próximos tempos, sendo este um campo muito fértil na astronomia atualmente.

No ano de 2015 também saiu a interessante notícia de que a NASA descobriu evidências de existência de água no estado líquido no planeta Marte, quando reunidas determinadas condições. Porém, para evitar especulações, convém referir que isso não implica necessariamente que exista vida em Marte.

Muitas outras descobertas foram realizadas em 2015, porém estas são algumas das mais relevantes.

Quanto ao Site Astronomia, foram várias dezenas de artigos publicados durante 2015: explorámos o Sistema Solar; visitámos várias estrelas, galáxias e diversos objetos celestes do céu profundo; falámos sobre temas diversos relacionados à astronomia. Esses artigos continuam disponíveis para serem consultados e lidos no Site Astronomia. Agora esperamos que em 2016 este site possa oferecer mais e melhor aos seus leitores!

Share Button
Retrospectiva do ano 2015
5 (100%) 10 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.