Sagittarius A* – Buraco Negro na Via Láctea

Centro da Via LácteaSagittarius A* (por vezes abreviado por Sgr A*) é a designação que se dá a uma fonte de ondas de rádio bastante intensa que está localizada no centro da nosso galáxia, a Via Láctea. Na origem dessa fonte de rádio está, provavelmente, um buraco negro supermaciço. Sagittarius A* encontra-se na direção da constelação de Sagitário.

Provavelmente grande parte das galáxias elípticas e espirais possuem no seu centro um buraco negro supermaciço. Os buracos negros supermaciços possuem uma massa muito superior aos buracos negros estelares. Os buracos negros supermaciços possuem uma massa na ordem dos milhões ou mesmo biliões de massas solares. Este tipo de buracos negros muito massivos situam-se no centro das galáxias e terão surgido quando o Universo era bem mais jovem.

No caso da Via Láctea, Sagittarius A* situa-se a cerca de 26.000 anos-luz de nós. A massa deste buraco negro não é conhecida com precisão, porém existem estimativas que apontam para que seja equivalente a 4 milhões de massas solares, enquanto que por outro lado há quem defenda que ronda 1 milhão de massas solares.

A grande quantidade de poeira interestelar no centro da Via Láctea, impede a observação ótica desta região da nossa galáxia. Para além das ondas de rádio, os astrónomos também conseguem observar o centro da Via Láctea na faixa do infravermelho e também na faixa dos raios X. Em relação aos raio X, o observatório espacial da NASA, Chandra, tem sido uma ajuda bastante preciosa para entendermos melhor o que lá se passa, nomeadamente em relação ao Sgr A*.

O Sagittarius A* faz parte de um grupo de 3 componentes, todos eles situados no centro da Via Láctea. Esse grupo é conhecido como Sagittarius A (sem o asterisco *). Esses componentes são: Sagittarius A Leste (possivelmente o remanescente de uma supernova), Sagittarius A Oeste (uma estrutura em forma de espiral), e finalmente Sagittarius A* (buraco negro).

Share Button
Sagittarius A* – Buraco Negro na Via Láctea
4.9 (97.6%) 25 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.