Salácia – Candidato a Planeta Anão

Cintura de KuiperSalácia (designado também por 120347 Salácia) é um objeto transneptuniano que se localiza na Cintura de Kuiper. Salácia é um candidato a planeta anão, tendo sido descoberto no dia 22 de Setembro de 2004 pelos astrónomos Henry Roe, Michael Brown e Kristina Barkume do observatório do Monte Palomar, tendo na época recebido a designação provisória de (120347) 2004 SB60.

O diâmetro de Salácia é estimado em cerca de 850 km, apesar de haver uma margem de erro.

Salácia orbita em volta do Sol a uma distância que varia entre aproximadamente 37,3 UA (periélio) e 46,4 UA (afélio). Este é um dos inúmeros objetos que fazem parte da longínqua região do Sistema Solar conhecida como Cintura de Kuiper. Essa região possui diversos objetos que atualmente são candidatos a planetas anões.

Salácia demora cerca de 270,8 anos a completar uma volta ao Sol (translação), e demora cerca de 6,09 horas a completar uma volta sobre si próprio (rotação).

Este candidato a planeta anão tem pelo menos um satélite natural (lua): trata-se de Actaea. Este satélite orbita a uma distância média na ordem dos 5.600 km de Salácia e demora cerca de 5,5 dias terrestres a completar uma volta ao redor do planeta anão. Actaea tem cerca de 300 km de diâmetro o que corresponde a aproximadamente 1/3 do diâmetro de Salácia.

Share Button
Salácia – Candidato a Planeta Anão
5 (100%) 2 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.