Satélites de Saturno

Satélites de SaturnoO planeta Saturno tem atualmente 62 satélites naturais conhecidos (é possível que existam mais que ainda não conhecemos). Os satélites de Saturno são muito diferentes uns dos outros, nos mais variados aspectos. Em termos de dimensão, o maior satélite natural (lua) de Saturno é Titã com 5.150 km de diâmetro; outros satélites de Saturno possuem mesmo menos de 1 km de diâmetro. Entre esses extremos, existem muitas luas de Saturno com tamanhos variados e outras características distintas. Vamos então apresentar um panorama geral sobre o sistema de satélites naturais do planeta Saturno.

O primeiro satélite do planeta Saturno a ser descoberto foi Titã em 1655, descoberta essa realizada pelo astrónomo holandês Christiaan Huygens. Titã é o maior satélite de Saturno e o segundo maior satélite no Sistema Solar, sendo apenas ultrapassado por Ganimdes, satélite de Júpiter. Titã é até um pouco maior que o planeta Mercúrio. Este satélite de Saturno é o único satélite em todo o Sistema Solar que possui uma atmosfera densa, no caso até mais densa que a própria atmosfera do planeta Terra. O elemento principal da atmosfera desta lua de Saturno é o azoto.

Titã

Titã

 

O segundo maior satélite de Saturno é Reia com 1528 km de diâmetro (menos de um terço do diâmetro de Titã). Esta lua do planeta Saturno foi descoberta em 1672 pelo astrónomo Giovanni Cassini.

Reia

Reia

 

O terceiro maior satélite de Saturno é Jápeto (também conhecido por Iapetus) com um diâmetro de 1470 km. Esta lua de Saturno foi descoberta em 1671 pelo astrónomo Giovanni Cassini.

Jápeto

Jápeto

 

O quarto maior satélite do planeta Saturno é Dione com um diâmetro de 1123 km. Dione foi descoberto pelo astrónomo Giovanni Cassini em 1684.

Dione

Dione

 

O quinto maior satélite de Saturno é Tétis com 1066 km de diâmetro. Esta lua do planeta Saturno foi descoberta em 1684 pelo astrónomo Giovanni Cassini.

Tétis

Tétis

 

O sexto maior satélite do planeta Saturno é Encélado com 500 km de diâmetro. Encélado foi descoberto pelo astrónomo William Herschel em 1789.

Encélado

Encélado

 

O sétimo maior satélite de Saturno é Mimas com 396 km de diâmetro. Esta lua de Saturno foi descoberta em 1789 pelo astrónomo William Herschel.

Mimas

Mimas

 

O oitavo maior satélite natural do planeta Saturno é Hiperião que possui uma forma irregular, com um diâmetro de 410 x 260 x 220 km. Este satélite foi descoberto pelos astrónomos William Cranch Bond, George Philips Bond e William Lassell em 1848.

Hiperião

Hiperião

 

O nono maior satélite de Saturno é Febe que possui 213 km de diâmetro. Esta lua do planeta Saturno foi descoberta em 1899 pelo astrónomo William Henry Pickering.

Febe

Febe

 

Depois destes satélites de Saturno, seguem-se outros com menos de 200 km de diâmetro: Jano (196 x 192 x 150 km), Epimeteu (135 x 108 x 105 km), Prometeu (136 x 79 x 59 km), Pandora (104 x 81 x 64 km) ,e diversos outros satélites de Saturno mais pequenos, alguns dos quais com poucas dezenas de km de diâmetro, outros com poucos km de diâmetros, e outros ainda com menos de 1 km de diâmetro.

Share Button
Satélites de Saturno
5 (100%) 1 vote
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.