Satélites de Úrano

Satélites de ÚranoO planeta Úrano tem atualmente 27 satélites naturais (ou luas) conhecidos. Destes 27 satélites de Úrano, apenas 4 deles possuem mais de 1000 km de diâmetro, sendo que os mais pequenos têm um pouco mais de 10 km de diâmetro. O planeta Úrano tem um interessante sistema de satélites que merece a nossa atenção.

O maior satélite do planeta Úrano chama-se Titânia, um satélite descoberto em 1787 pelo astrónomo William Herschel, o mesmo astrónomo que tinha descoberto o próprio planeta Úrano alguns anos antes, mais precisamente em 1781. Titânia tem 1577 km de diâmetro.

Titânia

Titânia. Créditos: NASA/JPL

O segundo maior satélite do planeta Úrano é Oberon com 1523 km de diâmetro. Esta lua de Úrano é ligeiramente mais pequena que Titânia. Oberon também foi descoberto pelo astrónomo William Herschel em 1787.

Oberon

Oberon. Créditos: NASA/JPL

O terceiro maior satélite do planeta Úrano é Umbriel com 1170 km de diâmetro. Este satélite foi descoberto em 1851 pelo astrónomo William Lassell.

Umbriel

Umbriel. Créditos: NASA/JPL

O quarto maior satélite de Úrano é Ariel com 1158 km de diâmetro. Esta lua do planeta Úrano foi descoberta em 1851 pelo astrónomo William Lassell.

Ariel

. Ariel. Créditos: NASA/JPL

Os outros satélites de Úrano possuem então muito menos de 1000 km de diâmetro. O quinto maior satélite do planeta Úrano é Miranda com 470 km de diâmetro. Este satélite foi descoberto pelo astrónomo Gerard Kuiper em 1948. Mais tarde, em 1986, quando a sonda espacial Voyager 2 visitou o planeta Úrano e suas luas, obteve fotos de Miranda e assim podemos observar que a superfície deste satélite é surpreendente, dado que apresenta uma mistura muito variada de diferentes tipos de terreno, fazendo de Miranda provavelmente o mais interessante de todos os satélites conhecidos de Úrano.

Miranda

Miranda. Créditos: NASA/JPL

Depois destes satélites de Úrano seguem-se outros com menos de 200 km de diâmetro: Puck (162 km), Sycorax (150 km), e Pórcia (135 km). Todos os outros satélites do planeta Úrano possuem menos de 100 km de diâmetro.

4.7/5 - (6 votes)
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.