Sistema Solar – Visão Geral

Sistema Solar - Crédito: NASAO nosso Sistema Solar consiste num grupo de objetos celestes, tendo o Sol uma posição dominante em termos de gravidade. Em volta do Sol orbitam corpos celestes tais como planetas com seus satélites, planetas anões, asteróides e cometas. Neste artigo vamos ver as principais características do Sistema Solar, e formar uma visão geral sobre os principais elementos que o constituem.

O Sol é a uma estrela de tamanho médio, com cerca de 1.390.000 km de diâmetro no equador. A massa do Sol representa mais de 99% da massa de todo o Sistema Solar, sendo o Sol o responsável pela força de gravidade que mantém os diversos objetos celestes (tal como o planeta Terra) a orbitar à sua volta. A temperatura à superfície do Sol é de cerca 5.800 K.

A uma distância média do Sol de 57,9 milhões de km está o planeta Mercúrio, o mais próximo do Sol e o mais pequeno do Sistema Solar. Um planeta rochoso (tal como o planeta Terra) com 4.880 km de diâmetro no equador.

A uma distância média de 108,2 milhões de km do Sol orbita o planeta Vénus, o segundo planeta a contar do Sol. Trata-se de um planeta rochoso com um diâmetro de 12.104 km no equador, possuindo uma atmosfera com uma pressão à superfície 90 vezes superior à pressão atmosférica na Terra.

A uma distância média de 149,6 milhões de km do Sol está o nosso planeta Terra. A Terra é um planeta rochoso com 12.756 km de diâmetro no equador. O planeta Terra possui um satélite natural, a Lua.

Segue-se o planeta Marte, com uma distância média de 227,9 milhões de km ao Sol. Marte também é um planeta rochoso. Seu diâmetro no equador é de 6.794 km. Marte possui 2 pequenos satélites naturais atualmente conhecidos.

Entre as órbitas do planeta Marte e do planeta Júpiter, situa-se uma grande concentração de asteróides, chamada de Cintura de Asteróides. O maior objeto celeste dessa região do Sistema Solar é o planeta anão Ceres com cerca de 950 km de diâmetro. Para além de Ceres, existem aí inúmeros asteróides que também orbitam em volta do Sol.

O planeta Júpiter situa-se a uma distância média de 778,3 milhões de km. Este é o maior planeta do Sistema Solar com 143.000 km de diâmetro no equador. Trata-se de um planeta gasoso. Júpiter possui atualmente 67 satélites naturais conhecidos.

A uma distância média de 1.430 milhões do Sol, está o planeta Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar com 120.000 km de diâmetro no equador. Saturno é popularmente conhecido como o planeta dos anéis. Este é um planeta gasoso. O planeta Saturno conta atualmente com 62 satélites naturais conhecidos.

Segue-se o planeta Úrano, a uma distância média de 2.870 milhões de km do Sol. Úrano possui um diâmetro equatorial de 51.000 km. Trata-se também de um planeta gasoso. O planeta Úrano possui atualmente 27 satélites naturais conhecidos.

E chegamos assim ao planeta mais longe do Sol, o planeta Neptuno. Neptuno situa-se a uma distância média de 4.500 milhões de km. Este planeta possui 49.500 km de diâmetro no equador. Neptuno é uma planeta gasoso. Conhecemos atualmente a existência de 13 satélites naturais de Neptuno.

A partir da órbita de Neptuno (cerca de 30 UA do Sol) até a uma distância de 50 UA do Sol, está outra grande concentração de asteróides, planetas anões e candidatos a planetas anões. Essa região é chamada de Cintura de Kuiper. Aí encontram-se os planetas anões Plutão, Makemake e Haumea, entre muitos outros objetos celestes. Para lá da Cintura de Kuiper, situa-se uma região chamada de Disco Disperso. A porção interior do Disco Disperso sobrepõe-se à Cintura de Kuiper, mas estende-se muito para além desta região. Um dos muitos elementos que constituem o Disco Disperso é o planeta anão Éris.

Muito mais longe do Sol que a Cintura de Kuiper e que o Disco Disperso, situa-se a hipotética Nuvem de Oort, a cerca de 100.000 UA de distância ao Sol. A existência da Nuvem de Oort ainda não está totalmente confirmada. Aí possivelmente existe um grande número de cometas e de asteróides.

Sistema Solar

Sistema Solar – Montagem feita pela NASA

Share Button
Sistema Solar – Visão Geral
4.6 (92.73%) 11 votes
Tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.